segunda-feira, 2 de agosto de 2010

QUAL O SABOR DA LUA? Parte 1


Em maio deste ano começamos a trabalhar com o livro Qual o sabor da Lua?, da caixa de Trilhas Natura Crer para Ver, que nossa escola recebeu, um presente fantástico. A caixa vem com várias sugestões de livros e encaminhamentos para as atividades orientando aula por aula como explorar cada história. Ficamos até o final de junho com esta história e as explorações que fizemos com ela em nossas atividades de QUANTOS SOMOS foram riquíssimas. Pudemos diagnosticar, desenvoler e trabalhar com diversas dificuldades de nossas crianças através das propostas que executamos. O livro é lindo, conta uma história carregada de afetividade entre os bichos que tentsm descobrir qual o sabor da lua.
COMO FIZEMOS:
1-Contamos e exploramos a história com o livro e depois fomos recontando utilizando diversas técnicas á medida em que explorávamos os animais, um em cada dia(ou dias)...

2-Para cada animal relembramos a história e contamos outra história de outro autor que destacasse o animal que prentendíamos explorar em cada aula;
3-As crianças criaram uma grande expectativa até que chegássemos à Lua...antecipavam perguntando se naquele dia iríamos fazer o próximo animal(e eles já sabiam qual seria).

QUANTOS SOMOS DO PRIMEIRO DIA:
-ANIMAL PREFERIDO: Após lermos a história na Sala de Leitura fomos para sala onde cada criança escolheu um dos animais que mais gostou para desenhar; Escrevemos coletivamente os nomes dos animais escolhidos no dia explorando e analisando sons de letras, sequencia, quantidades, posição nas palavras; Cada criança colou embaixo do nome o desenho do animal escolhido;
Contamos: Quantos elefantes? Quantas girafas? Quantas tartarugas? Quantos leões?; Registramos os numerais ao contar quantos animais haviam debaixo de cada nome;
Analisamos: Qual o animal mais escolhido? Qual o menos escolhido? Aproveitamos para explorar as características físicas de cada animal, notamos que muitos desenharam com a estrutura física de uma pessoa.


A TARTARUGUINHA...

-O primeiro animal a aaprecer foi a tartaruga, então contamos e cantamos no caramanchão da escola, a História da Tartaruguinha utilizando a televisão de papelão...

Após contarmos a história, recontamos cantando a música da Tartaruguinha. As crianças amaram!

Seguindo a proposta Trilhas da Natura, apresentamos os cartazes com os animais e exploramos sequencia, características do bichos, ferocidade...acrescentamos os nomes atrás de cada plaquinha e exploramos iniciais. Depois, viramos para que aparecesse somente as palavras para que eles identificassem qual seria cada nome de cada animal... nem tiveram dificuldades, de tanto que estavam envolvidos e interessados em participar...
Em sala, cada criança recortou um meio círculo com papel fantasia e patinhas retangulares para confeccionar a tartaruga...Para fazer a montanha, cada criança amassou um retângulo de papel de seda marrom e colou no grande retângulo azul que recebeu, ao longo dos dois meses, todos os 8 bichos citados na história...
ELEFANTE
Para explorarmos o elefante contamos a história do Trombinha...
Em sala confeccionamos a dobradura da cabeça do elefante a partir do retângulo e as crianças desenharam, recortaram e colaram o corpinho dele com folha de chamequinho...
Quando ficou pronto, o elefante foi colado nas costas da tartaruga, conforme a história...

Exploramos as palavras siginificativas no quadro e as crianças copiaram em fichinhas para colar ao lado dos bichos no caderno...
QUANTOS SOMOS: OS ELEFANTES
-Cada criança desenhou em 1/4 de folha ofício o elefante;
-Separamos os desenhos por Meninos e Meninas;
-Contamos cada segmento registrando os numerais sobre os retângulos;
-Analisamos: quantidades, mais, menos, fizemos a relação biunívoca ligando com pincel os animais representados por meninas e meninos;

Hoje achamos surpreendente como os desenhos mudaram com esta atividade, as formas indefinidas ou humanas dos bichos mudaram significativamente porque eles se tornaram observadores com a rotina de fazer eles mesmos seus desenhos, suas produções.
...Vamos postar aos poucos porque foram muitas atividades!Acompanhem e comentem!
Beijocas de NICE e da RÔ...

2 comentários:

  1. Mais uma vez, parabéns pela actividade. Muito completa e verdadeiramente integrada.
    este também é um dos nossos livros favoritos.
    Um abraço
    Luz

    ResponderExcluir
  2. Dá vontade de conhecer o livro!!!! Q trabalho maravilhoso!!!!!

    ResponderExcluir