quinta-feira, 19 de agosto de 2010

QUANTOS SOMOS ALÉM DE CONTAR! (sugestões)


Estas são algumas sugestões que preparamos para a Oficina de Rotina na Educação Infantil.
A maioria apresentada aqui foi produzida por nós, apenas para demonstração de ideias que podem ser elaboradas pelos professores de acordo com seu projeto, história ou turma.
em algumas sugestões tivemos a colaboração das crianças, mas elas não participaram do processo das mesma, nestes casos, salvos aquelas que repetimos depois em sala de forma mais elaborada e com total produção e participação das crianças.

IMPORTANTE
****Ao produzir um QUANTO SOMOS com as crianças é importante que elas participem de TODO o processo: desenho, pinturas, colagens, contagens.
****Tente aproximá-las, deixar os materiais em contato com elas para que realmente se sintam e façam parte da atividade, será muito mais significativo para elas.
****Aqui apresentamos apenas sugestões, mas que podem servir para inspirar novas produções de acordo com o que cada professor estiver trabalhando em sala: histórias, eventos, datas comemorativas, projetos, brincadeiras etc.







Atentem para a mudança de denominação. Ao invés de MENINOS e MENINAS, é interessante apropriar a classificação ao tema em estudo.



Neste caso, as crianças estimulam-se mais quando elas escrevem as iniciais ou todo o nome e, ainda, os numerais.


Pode variar mudando a forma da piscina e deixando que cada grupo cole seus peixinho independente de cor. Depois, analisa-se quantidade de cada cor dentro de cada piscina, agrupa-se por cores...


Neste caso usamos a CASA para identificar quem faltou e ESCOLA( o nome da escola) para os presentes.
os materiais para contagem podem ser:
.bonecos feitos por eles;
.prendedores de roupas enfeitados por eles;
.fichas dos nomes;
.personagens de histórias, músicas, lendas produzidos por eles;
.palitos, canudos etc

Enfim, o importante é fazer com que este valioso momento seja mais significativo, um momento para todo o tipo de exploração( contagens, letramento, coordenação motora fina etc) e possibilidades de desafios e desenvolvimento, que seja um QUANTO SOMOS ALÉM DE CONTAR!
Beijocas de Nice e da Rô!




Nenhum comentário:

Postar um comentário