sábado, 21 de agosto de 2010

FOLCLORE - BRINQUEDOS ANTIGOS


AVIÃO COM PREGADORES E CARTOLINA DUPLA FACE

VAI E VEM COM GARRAFA PET

O que mais se vê atualmente são as crianças presas em casa na frente do videogame, do computador ou da televisão. Parece que aquelas brincadeiras antigas e divertidas da nossa infância ficaram para trás. Quem não se lembra da turma toda que se encontrava depois da escola para brincar na rua ou numa praça perto de casa? As meninas brincavam de passa-anel, amarelinha ou corda, enquanto os meninos jogavam bolinha de gude, pião ou faziam cabo de guerra. A turma toda se reunia também em outros momentos. Era a hora da queimada, do esconde-esconde, do elefante colorido e do corre-cutia.
Aos poucos, porém, essas brincadeiras deliciosas foram sendo esquecidas pela garotada que hoje acabam não brincando de maneira adequada, pois não há interação com outras pessoas.
Brincar faz parte do desenvolvimento infantil. Pesquisas já mostraram que crianças que brincam são mais criativas e as que se divertem em grupo têm menos problemas de ajuste social quando chegam à idade adulta.


- CINCO MARIAS– é preciso achar 5 pedrinhas de mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas. Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.

-O PIÃO é um brinquedo bastante antigo, cujo formato lembra uma pera com uma das extremidades pontiaguda. Há referências de sua utilização como passatempo desde a época de Pitarco, um dos sábios da Grécia antiga que viveu por volta do ano 600 aC. O pião pode ser feito de vários materiais, sendo os mais comuns a madeira e o plástico.Há várias maneiras de brincar com ele, dependendo de seu tipo. É possível girá-lo apenas com os dedos ou então é necessário enrolá-lo com uma cordinha chamada de fieira e fazer o lançamento de forma apropriada. Uma das brincadeiras consiste em desenhar uma roda no chão e lançá-lo para girar dentro dela, numa espécie de competição de "tiro ao alvo.


BOLA DE MEIA, brinquedo muito famoso entre as crianças aqui no Brasil, principalmente entre aquelas com menos condições financeiras, é um brinquedo muito fácil de ser feito.Pega-se umas folhas de jornal e amasse-as da forma mais redonda possível. Depois coloque o jornal amassado dentro de uma meia de nylon e de um nó bem firme na meia. Pronto, agora é só chamar os amigos e jogar!A bola de meia também serviu de inspiração para a música bola de meia, bola de gude, composta por Milton Nascimento.


GALINHA DE LATA OU COPO DE IOGURTE- Feito com uma lata pequena, sem tampa, comum furo no centro do fundo da lata para fixar o cordão encerado com cera de abelha. Conforme puxar o cordão o "galo"canta. Pode-se optar por trocar a lata por copo de iogurte, neste caso , para o barbante fazer a galinha cantar é só deixá-lo úmido, fica igual o coricocó das galinhas.

-BILBOQUÊ-Amasse o papel até formar uma bolinha. envolva com fita crepe e pinte. Corte cerca de 1 metro de barbante cole uma das pontas na bolinha com fita crepe. Corte a garrafa no gargalho. Abra a tampa e passe a outra ponta do barbante dentro da garrafa, feche a tampa. Decore como quiser e pronto é hora de brincar. O objetivo é segurar a garrafa em umas das mãos colocar a bolinha dentro sem tocar nela.
FONTES DOS TEXTOS E/OU ILUSTRAÇÕES:
ESPERAMOS QUE ESTA PESQUISA SEJA ÚTIL!
BEIJOCAS DE NICE E DA RÔ!

17 comentários:

  1. Lindo blog meninas! Me fez lembrar muito a minha infância! Fazer esse resgate é muito importante. Sabemos que as brincadeiras, os apectos lúdicos são essenciais ao processo de ensino - aprendizagem dos educandos a medida que socializa de forma afetiva e harmonica a convivencia entre as crianças.

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelo comentário, Zélia! Concordamos com você, as brincadeiras são as verdadeirar percussoras da aprendizagem!
    Beijocas de Nice e da Rô!

    ResponderExcluir
  3. Adorei td.Muito lindo e criativo.Parabéns

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkaaria!

    ResponderExcluir
  5. adorei assim a gente aprende mais

    ResponderExcluir
  6. seus vagabundo isso não presta para as crianças

    ResponderExcluir
  7. Maria De Fátima05 agosto, 2012 16:09

    ADOREI !!!!!!! Estava procurando brinquedos folclóricos, para fazer em sala de aula...achei !!!!MUITOS BEIJOS

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Estava procurando brinquedos folclóricos para meu trabalho de história. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  9. Sara Araújo '23 agosto, 2012 09:47

    obrigada ' já ajudou no meu trabalho da eescola . Parabeenns (:

    ResponderExcluir
  10. Adorei , precisava para um trabalho da escola.
    Muito BOM meninas!

    ResponderExcluir
  11. adorei precisava pra um traballho de escola!

    ResponderExcluir
  12. O melhor sistema de TV HD www.tvhd.com.br

    ResponderExcluir
  13. Obrigaado gente me ajudou muito, paraabéns'
    euu ameei'
    Ass:Nathália'

    ResponderExcluir
  14. Parabéns!! meninas pelo blog de fato demostrando o amor de ensinar!!! continuem assim beijos no coração de vocês!!!

    ResponderExcluir