sexta-feira, 26 de março de 2010

PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTO


Produzir este texto na semana passada foi maravilhoso, a turminha me surpreendeu!
Aproveitei um acontecimento na hora da atividade externa(parque com areia neste dia) para produzir uma pequena narração do que presenciamos. As crianças se envolveram muito mais do que eu esperava. Eu perguntava: como vamos começar? o que vamos dizer? como vamos contar isso? o que eu devo escrever, isto ou aquilo? E não é que os sapequinhas já possuem a maior coerência de pensamento? Eles conseguiram auxiliar muito estruturando as frases, escolhendo as palavras.
A cada frase produzida, líamos tudo de novo pra verificar se estávamos contando como realmente queríamos.

Depois, cada um foi até o texto e encontrou uma palavra que estava escrita. Uns já diziam a palavra, noutras vezes eram desafiados: quem sabe onde está escrito "senhor Wilson"?

Todos quiseram participar, e quando alguém teve alguma dificuldade, eu lia a frase em voz alta e o tal sapequinha conseguia a proeza.
Eles ilustraram desenhando os 15 pardais e o bem-te-vi...
Uma atividade muito simples, mas muito rica e envolvente na qual as crianças vivenciaram a função social da escrita(letramento) brincando e se divertindo...experimentem!
Beijocas

2 comentários:

  1. Amei o blog... Não sou professora, apenas mãe de duas crianças da educação infantil. Vou indicá-lo às professoras da escola. Parabéns pela iniciativa, achei o blog muito interessante. Um grande abraço. Vanilda Lucas

    ResponderExcluir
  2. Venha mais vezes e obrigada peo carinho, Vanilda. Bjs de Nice e Ro

    ResponderExcluir