sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Caderno de Atividades do 2o Semestre de 2011


Demorou, mas chegou: o Caderno do segundo semestre nos abriu os olhos para muitas conquistas e descobertas das crianças e nossas também...
A ideia começou com a produção do novo projeto.

Resumo do nosso pensamento na elaboração do projeto:
_Queríamos fazer mais artes, levar as crianças a perceberem as cores na natureza e no mundo...
-Trouxemos todos os livros que contemplavam o projeto da escola( nessa segunda fase o tema seria Reciclagem), natureza, primavera e os autores que não abrimos mão de trabalhar no segundo semestre( como Ruth Rocha, Vera Lúcia Dias)...
-Com os livros à nossa frente fomos separando os mais importantes;
-Depois, separamos por mês de acordo com o tema do projeto da nossa turma e com as datas em evidência;
-Selecionamos de olho no calendário escolar, quais daqueles realmente poderiam ser trabalhados de acordo com o tema, com o tempo disponível;
-Separamos em livros para explorar profundamente, livros para ler para as crianças por prazer, livros para explorar e dramatizar na Sala de leitura...
-Completamos semanalmente o que poderia ser acrescido ao livro: música, brincadeira, artes, receitas, dvds, experiências, atividades...

fizemos uma filmagem do caderno momentos antes de entregá-los aos pais(por isso está bem rapidinha, se precisarem ver melhor deêm pausa, hehehe)
Ficou assim:

Mesmo com o cronograma-folder em mãos íamos planejando e enriquecendo as atividades de acordo também com os acontecimentos reais de cada mês( por exemplo: a Rô ficou uns dias afastada devido a uma cirurgia e tem no caderno o registro disso com as atividades enviadas como dever de casa)...
À medida em que fomos experimentando essa nova forma de caderno tivemos mais ideias para melhorar um próximo, mas isso só dará certo se tivermos parceria com os pais, como tivemos em 2011( sim, os pais que custearam essa belezinha em acordo feito em reunião de pais: mostramos a ideia, eles aprovaram e nos deram apoio, compramos coletivamente os materiais, e pasmem: ficou mais barato que um caderno de personagem). Infelizmente não temos como começar o ano letivo com um material assim, ainda não conhecemos a turma, os pais, os interesses das crianças., mas muitas ideias poderão ser aproveitadas também em cadernos comuns, portfólios, pastas de trabalhos, como a parte de identificação(páginas pretas), o Quantos Somos(tabelas amarelas) e os Calendários Mensais...

Por hoje é só, depois poderemos falar um pouquinho de algumas atividades realizadas...
Estamos ansiosas para conhecer as novas carinhas que farão parte de nossas vidas neste ano, de iniciar um novo projeto...e vocês´, também estão?
Beijocas de Nice e da Rô

2 comentários:

  1. Olá Nice e Rô, talvez eu esteja mais ansiosa que vocês, pois vou tentar pegar esse desafio esse ano, depende da contagem dos pontos, vocês bem sabem disso. Estou não só com um frio na barriga, mas um medinho mesmo, peguei EI no início, há uns 10 anos e nem foi por escolha. Em 2010 e 2011 caí de para-quedas na coordenação, aprendi com as professoras, o trabalho realizado foi lindo, mas pegar uma sala de aula é beeeeem diferente! Virei aqui diversas vezes para renovar minhas energias, pois pelo que é postado no blog, passa uma leveza que até me anima! Trabalho em Samambaia, não estamos tão longe assim, obrigada por compartilharem suas ideias, seus ideais, sua forma poética de trabalhar! Beijocas! Lina

    ResponderExcluir
  2. Oi! colegas! estou passando para te contar uma novidade! A minha casa, a Escola Joana Maria da Silva criou um blog que estou divulgando com o meu verso infantil. Dá uma passadinha: http://emefjoanamaria.blogspot.com/ .Ele está iniciando, porém acredito no sucesso de mais esta ação da minha escola! . Desde já agradeço o bem que sua página faz para educação em nosso país. Continue sempre com este trabalho de excelência e se precisar de mim estarei a postos, virei de carona num sorriso de criança, repleto de esperança!


    Atenciosamente:

    Graziany Monteiro Gomes
    http:versoinfantil.blogspot.com

    ResponderExcluir