Estávamos devendo esta postagem. Foi um dia muito divertido, sobre "brincar", é claro e a importância de "registrar"
As participantes entraram no "mundo simbólico" já no início da oficina!
E foram revivendo o prazer e a importância do brincar, do estimular o desenvolvimento da criatividade longe de estereótipos( como desenhos prontos, figuras recortadas pelo professor)...
A capacidade de se expressar através do desenho nasce com a criança, então falamos sobre a "expectativa" dos professores em busca da perfeição que acabam por limitar essa criatividade infantil, daí tantos adolescentes e adultos "bloqueados", que não "se arriscam" a desenhar ou produzir outras artes, por medo de não conseguir fazer tão bem quanto aos estereótipos que lhe foram dados...
Conhecer as fases do desenho infantil nos ajuda a conhecer melhor as crianças...
O modo como estruturar registros significativos e ricos em aprendizagens e descobertas...
Segundo Cunha (1999, p. 10), "para que as crianças tenham possibilidades de desenvolverem-se na área expressiva, é imprescindível que o adulto rompa com seus próprios estereótipos (...)" , assim, o professor tem que fazer parte do processo de descoberta da criança, desprezando os estereótipos e abrindo a mente para novas idéias e novos materiais, não só entendendo, mas vivenciando as linguagens da arte com a criança.
Exemplificamos com atividades reais de nossos pimpolhos como registrar, como propor registros significativos, desafiadores, estimulantes...
O progresso e interesse das crianças na "nossa linha do tempo letiva", como eles mesmos avaliam suas produções...
E foi assim, embora a gente não tenha colocado a pauta na íntegra foi assim, um momento de troca, estudos e descobertas que adoramos!
Beijocas à todas que participaram de Nice e da Rô
Como sempre mais uma excelente postagem. Obrigado!
ResponderExcluirJá estava cheínha de saudades vossas! É muito bom encontrá-las de novo!
Obrigada, Luz!
ResponderExcluirSua presença sempre nos anima muito!
Beijocas!