terça-feira, 18 de maio de 2010

QUANTOS SOMOS - COM DESENHOS

1- Cada criança fez um desenho com pincel no quadro embaixo da figura da MENINA ou do MENINO;
2-CONTAMOS quantas crianças haviam em cada coluna;
3-À medida em que contávamos foi sendo realizada a ESCRITA dos numerais pela professora;
4-Foram escritas, com a ajuda oral das crianças e registro da professora, as palavras MENINAS e MENINOS;
5-ANALISAMOS onde haviam mais crianças, quantas faltavam para que ficasse um número igual de crianças nas duas colunas;
6- AGRUPAMOS as crianças em grupo com 10( antes brincamos de Abraço de 1, de 2, de 4 etc no espaço externo da sala);
7-Fizemos a contagem oral da SOMA de todas as crianças;
8-Disse naturalmente: " Então temos um grupo com 10 crianças( e foi registrado o numeral 1) e 8 crianças sem grupo com 10( e foi registrado o número 8), olha só formou que número mesmo?"
Alguns já conhecem o número 18 e responderam logo, outro lembraram-se da contagem logo após e repetiram...
No futuro, com maior sitematização dessa atividade sendo reforçada através das brincadeiras psicomotoras de agrupamentos, eles conseguirão compreender a base 10, formadora das dezenas...
BEIJINHOS DE NICE E DA RÔ!

Um comentário:

  1. Mais uma actividade muito interessante!
    Obrigado pela partilha!
    Luz

    ResponderExcluir