quinta-feira, 22 de abril de 2010

PRÉ-NOME - FICHAS GRANDES E LETRAS


Esta atividade foi ótima. Identificar o nome faz parte de nossa rotina, mas geralmente, durante a "rotina" a realizamos coletivamente. As crianças participaram e foi possível avaliar quem realmente identifica seu próprio nome entre os demais. Aconteceu assim:
1- Os nomes foram mostrados um a um para as crianças que identificavam em voz alta o nome e a primeira letra;
2- Os nomes foram jogados no chão a medida em que foram identificando coletivamente;
3-Cada criança, por grupo, ia até os nomes para pegar somente o seu;
4-Depois foram ao quadro onde tínhamos realizado o Quanto Somos com fichas dos nomes da turma e pegou sua fichinha;

5-Utilizamos letrinhas móveis coloridas de plástico para fazer um Bingo. As crianças pintavam as letras sorteadas que encontravam em seus nomes da cor de cada letrinha plástica;
6- A fita em papel ofício foi recortada em letrinhas , neste dia por nós, na frente de cada criança;
7-Cada criança teve que montar seu nome usando as letrinhas recortadas e a ficha plastificada que usamos para as atividades de rotina. Aqui elaboraram estratégia de sequencia e direção...
8-Algumas crianças tinham o nome composto muito grande e ainda não o tinham dominado totalmente, então, pedimos às crianças com nomes mais "fáceis" para auxiliá-las. O papel dos ajudantes, neste caso, era indicar ao colega qual a próxima letrinha que deveria pegar. Foi um desafio duplo, pois os ajudantes também estavam acostumados a montar nomes menores.


9- As crianças ajudadas demonstraram mais confiança. Tanto que na hora de colar as letrinhas ordenadas na sequencia correta de seus nomes, refaziam a organização para mostrar que haviam compreendido a tarefa.
10- Pedimos que cada um observasse os nomes, montado no caderno e na ficha, para verificar se todos estavam na posição correta. "Tem alguma letrinha de cabeça para baixo?" "Estão todas no lugar"
Observamos as conclusões para continuar a tarefa com um próximo desafio em outro momento. Aguardem!
Beijocas!

Um comentário:

  1. Amei as dicas!

    Obrigada meninas e parabéns pelo belo trabalho!
    Roseli

    ResponderExcluir