quinta-feira, 15 de abril de 2010
ROTINA-TRABALHANDO O CALENDÁRIO
Para a criança da Educação Infantil a noção de tempo, dias da semana é uma conquista que é possível através do trabalho de rotina(todo dia) com o calendário.
Fizemos assim:
*Tentamos simplificar ao máximo as informações: ano, mês, dias da semana, atividade do dia, dias do mês;
*Primeiro a exploração do CALENDÁRIO COLETIVO:
-Exploração do ano e nome do mês;
-Identificação do dia da semana com questionamentos simples como: qual é o dia da semana de hoje? hoje é o segundo dia da semana, então hoje é... segunda-feira é o dia número 2 da Criação(por causa do nosso projeto) etc
-Identificar a atividade do dia(todo dia trabalhamos meio periodo em sala e meio período fora de sala): hoje é terça-feira, então é nosso dia de...(parque 1 - parque com areia)
-Identificação do número do mês: então hoje é terça-feira, o terceiro dia da semana e dia do nosso parque com areia( colocando o dedo no nome do dia da semana e depois no desenho da atividade principal externa- porque na verdade é dia de parque e de atividades psicomotoras no pátio-descendo o dedo atéencontrar o numeral ) então hoje é dia "6" de Abril...
-Trabalhar antes e depois: ontem foi o dia "5" e quem fez o desenho do dia foi "fulano" e, -seguindo a lista de nomes afixada na porta do armário da sala- hojé é dia de "beltrano" desenhar no dia número "6" da terça-feira...
*EXPLORAÇÃO DO CALENDÁRIO INDIVIDUAL
-Fica colado no caderno de desenho de cada um;
-Eles completam as informações a cada dia, a cada exploração: escrevendo os numerais dos dias da Criação-dias da semana-desenhando as atividades de cada dia, e ilustrando o dia em questão...
-Para que encontrem o dia no seu calendário pedimos que tentem encontrar o número "x" e por o dedo sobre ele, se tiver encontrado pode seguir desenhando, caso contrário, vamos dando dicas para que a criança encontre: está depois do 5, embaixo do desenho "tal", pertinho do seu desenho "tal" etc
-Quando a criança falta é escrito um "F" dentro do quadrinho do calendário dela;
-Os nomes dos aniversariantes também são escritos no calendário coletivo para contarmos quantos dias falta para cada aniversário e situarmos em que dia estamos, do mês e da semana;
-IMPORTANTE: como todos querem participar logo aprendem a sequencia dos nomes da lista para ver quando será o próximo... e alguns até antecipam: depois de fulano é a minha vez... amanhã eu que vou desenhar...
e, assim, vão sistematizando a noção de tempo...sem pressa!
Se você gostou, comente essa!
Beijinhos de NICE e da RÔ!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
parabéns,professoras o trabalho de vcs é fantástico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirbjs,professora Claúdia
tenho 11 anos e achei maneiro
ResponderExcluirVcs são maravilhosas,trabalham mesmo por 'AMOR'.Parabéns...
ResponderExcluirGente, que comentários mais estimulantes! Obrigada pelo carinho.
ResponderExcluirContinuem nos visitando e brincando com a gente!
Beijocas de Nice e da Rô
adorei vou apresentar um trabalho propondo essa atividade
ResponderExcluirbjs
ITO DA IDÉIA, GOSTARIA DE UMA DICA, POIS A MINHA FILHA NÀO VAI A ESCOLA AINDA, È GOSTARIA DE ENSINAR A ELA AS NOÇÒES DE TEMPO, PORQUE ELA MESMA PEDIU, SERÁ QUE VAI DAR CERTO FAZER ISSO COM ELA?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmeu filho de 3 anos disse que vocês são as professoras mais lindas que ele ja viu .... rsrsrs ... ele é de mais ... parabéns pelo trabalho lindo ...
ResponderExcluirObrigada pelas dicas! Parabéns pelo seu trabalho.
ResponderExcluirParabéns pela criatividade e de compatilhar.
ExcluirQue atividade mais rica essa!! Parabéns, vou utilizar essa ideia! Amei.
ResponderExcluir