sábado, 24 de abril de 2010

A BOLHA E O VENTO

Para que as crianças compreendessem o sentido de "viajar", conhecer outros lugares trabalhamos a história: A BOLHA E O VENTO (livro da RÔ) na Sala de Leitura.

Neste dia, além de contar como "nascem" os livros exploramos o livro em questão, sua forma, ilustrações.
A história foi contada utilizando a técnica de fantoches em quadro de feltro.

Durante a história exploramos os lugares visitados pela Bolha: Amazônia, China, Egito e África.

Enfatizamos bem os animais africanos(nosso destino secreto)
Cantamos músicas referentes a cada animal que apareceu(em forma de fantoche) na história, ao Vento e à Bolha(Ivete Sangalo).

Depois, em nossa aula de Laboratório misturamos água e detergente para fazermos bolhas de sabão pelos espaços externos da escola. Utilizamos dois tipos de canudinhos para fazermos as bolhas. Cada criança com o seu copinho.

Ainda tivemos a honra de participar da experiência do tio Harlei que preparou uma receita para produzir bolhas gigantes(gente, gigantes mesmo!)
Em sala, cada criança desenhou e recortou uma bolha gigante, tal como a Bia do livro. Depois desenhou-se dentro da bolha e o lugar para onde gostaria de viajar. Por sorte nossa(não declarada) a maioria gostaria de conhecer a África!
Para produzir as bolhas menores as crianças receberam quadradinhos coloridos de papel fantasia. Depois cada criança escreveu do seu jeito o nome do lugar e dos elementos que desenhou(bichinhos, Bia, local etc).
Foi superdivertido!

5 comentários:

  1. AdorOOO esse livro já usei na escola com crianças de 1 ano à 5 anos,e até com meu filho de 11 anos e todos amam igualmente!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Obrigada, Violeta!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostaria de saber como faço para adquirir o livro A bolha e o vento

    ResponderExcluir
  4. Olá também gostaria de saber como faço para adquirir o livro A Bolha e o Vento

    ResponderExcluir