Brincadeiras que podem ser realizadas em qualquer época do ano na Educação Infantil, mas principalmente especiais para os primeiros dias de aula com o objetivo de socializar mais as crianças e auxiliá-las a identificar os colegas pelos nomes.
1-A DANÇA DO CHEP-CHEP
Em rodinha.
Todos cantam a música e a criança citada irá fazer um gesto que será repetido por todos no refrão após o "como é que é (fulano)".
Fui à Nova York
Visitar a tia Ro
E ela me ensinou a dançar o Chep-chep.
Como é que é tia Ro?
A dança do chep-chep(2x) .( a tia Ro ou fulano faz o gesto)
A dança do chep-chep, chep-chep-auê! Huuu! .Aqui todos imitam o gesto da tia Ro e depois ir trocando pelo nome das crianças ou dos professores se for realizada na entrada das turmas.
2- O BARQUINHO
Em rodinha.
As crianças irão passar um barquinho grande de papel( dobradura) e quando cada uma tocar no mesmo irá colocar um bonequinho(desenhado por elas) dentro do mesmo.
Enquanto o barquinho gira e antes que cada um "coloque-se" dentro do barco, cantar a música:
O barquinho entrou na roda
Ele vai de mão em mão
Ele vai, ele vem
Por aqui não passou
No meio do caminho
(fulano) pegou.
Variação: Ao invés de um só barco, o professor poderá levar tantos barcos quantas forem as crianças e ir colocando na rodinha para girar o barco que ficará com cada um identificado com os devidos nomes.
3-O FOGUETE
Da mesma forma que a brincadeira anterior só que desta vez o objeto em destaque será um foguete.
O foguete vai subindo vai
Vai levando (fulaninho)vai
Que beleza lá em cima deve ser
(Fulaninho) me leve com você.
4- A SERPENTE
Em rodinha.
Na primeira vez o professor pode ser a "cabeça" ou apenas ir orientando alguma criança para executar esse papel.
Enquantos todos cantam a música:
"Esta é a história
De uma serpente
Que desceu o morro
para procurar um pedacinho do seu rabo!
Ih, você, também
Você( fulano)
Um pedacinho, um pedação
do meu rabinho, do meu rabão."
O aluno em que a "cabeça" parar na frente deverá passar por debaixo de suas pernas e, assim, continuar a brincadeira até que todos tenham passado pelo túnel de pernas e formado juntos uma grande serpente.
5- A CHAMINÉ
Em rodinha, ou em qualquer formação:
"Vi(fulaninho) na chaminé
Tão bonitinho(a) fazendo café
É de chá-chá-chá
É de chá-lálálálá(2x)
****************************************
****************************************
Ola!
ResponderExcluirAdorei seu blog, muito útil! Parabéns
Estou montando o meu também, com objetivo de orientar pais e professores.
Posso contar com vcs?
Bjs
eu cantoo a historia da serpente hi a dança do chepe chepee nos escoteiros kk
ResponderExcluirmt boom
ñ gostei muito ñ estou procurado !! dinamicas para apresentação dos nomes !!
ResponderExcluirse pudessem colocar o rítmo das musiquinhas ajudaria quem não as conhece. gostei das sugestões!!!
ResponderExcluirse pudessem colocar o rítmo das musiquinhas ajudaria quem não as conhece. gostei das sugestões!!!
ResponderExcluirnao gostei muto chato
ResponderExcluirGente, assim que der e nós pudermos providenciaremos a "música" pra vocês...
ResponderExcluirObrigada pelas visitas.
Beijocas de Nice e da Rô
Adorei suas idéias e afoto de vcs já diz da sua alegria em trabalhar com os pequeninos.Parabéns. bjs
ResponderExcluirqueria saber o ritmo para cantar...
ResponderExcluir