quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

AS CHAVES MÁGICAS


Adaptação da história "As chaves de Maria" de Eloisa Lopes e Sônia Alcade (por Ro Pedrina).
Boas maneiras

Maria era uma menina linda e muito curiosa que adorava brincar.
Um dia ela viu seu irmão José com um molho de chaves e correu até ele:
_Ai, José. Estou precisando tanto de suas chaves!
_Pra que, Maria?_ perguntou o irmão bem surpreso.
_Oras, José, pra abrir as portinhas que você abre e encontrar os tesouros que você encontra.
_Que tesouros, Maria? Estas chaves são das portas aqui de casa, da minha bicicleta e do meu armário.
_Ai, José. Como eu queria essas chaves pra mim. Você pode me dá uma?
José gostava muito de sua irmãzinha Maria. Então disse:
_Olha, Maria. Estas aqui eu não posso dar, mas eu sei onde tem umas chaves bem mais bonitas que você vai adorar. Mas só a mamãe tem a chave de lá. Peça à ela.
A mãe de José e Maria estava ouvindo tudo e achou aquilo muito engraçado. Então, tirou uma chavezinha de seu avental e disse:
_Venha cá, Maria. Vou te mostrar onde estão guardadas as chaves mágicas.
Chaves mágicas? Maria adorou aquela idéia. Seguiu a mamãe até um grande baú. Dona Mamãe abriu a fechadura com sua chavezinha e Maria correu pra olhar o que tinha dentro e teve uma grande surpresa. Viu um monte de chaves mágicas coloridas dentro do baú e ficou curiosa.
_Mas, mamãe, por que estas chaves são mágicas?
A mamãe explicou que se Maria quisesse descobrir porque aquelas chaves eram mágicas ela tinha que tocar uma de cada vez. E Maria assim fez.
A primeira chave que Maria tocou foi a chave AZUL. A chave deu um pulo como se estivesse acordando e disparou a falar:
_BOM DIA, Maria! Eu sou a chave do BOM DIA! Sempre que você acordar me use para dar BOM DIA para todos que você encontrar, para o sol que nasceu, para os bichinhos e pros seus amigos!
Maria sorriu.Aquela chave era mesmo alegre. Então ela tocou na chave AMARELA. A chave deu uma rodada e disse bem animada:
_BOA TARDE, Maria! Eu adoro abrir as tardes. Então você pode me usar quando vier pra escola, quando sair com sua mãe, quando visitar alguém à tarde, viu?


Maria estava começando a gostar daquela animação. Então tocou a chave VERDE.
A chave deu uma balançadinha e despertou:
_ME DESCULPE, Maria. Eu levantei dormindo e quase que tropecei em você! Mas eu sou uma chave que você precisa usar muitas vezes, sempre que fizer alguma coisa que não devia pra alguém. Eu vou adorar acordar pra você dizer ME DESCULPE sempre que precisar, viu?
Maria lembrou que precisava mesmo dessa chave. Assim José ia ficar mais feliz com ela.
Muito animada ela tocou na chave VERMELHA.A chave deu um grande pulo e disse:
_POR FAVOR, Maria, eu adoraria que você também me usasse mais. Você pode me acordar sempre que precisar pedir uma ajudinha pra alguém. Quando você me usa dizendo POR FAVOR, a mamãe, a professora, os coleguinhas, todos fazem o que você quer bem mais rápido!
Hum, Maria descobriu que aquela chave era mesmo mágica. Então, ela tocou a chave LARANJA.
A chave fez uma reverência e disse:
_MUITO OBRIGADO por você me acordar, Maria. Eu estava mesmo querendo passear. E você pode me usar sempre que alguém fizer alguma coisa por você. Para agradecer você diz: MUITO OBRIGADO.
Gente! Que maravilha! Maria achou aquilo uma beleza, afinal tinha gente que fazia coisas pra ela o dia todo e ele nunca sabia o que fazer pra agradecer, agora era só usar a chave do MUITO OBRIGADO.
Maria tocou a chave MARROM. A chave passou entre as chaves LARANJA E VERMELHA.mas antes ela disse:
_COM LICENÇA, amigas. COM LICENÇA, Maria. COM LICENÇA, crianças. Eu estou tão feliz que quero cantar pra vocês: “quando eu estou aqui, eu vivo este momento lindo”. Viu, Maria? Você poderá me usar sempre que precisar entrar em algum lugar, quando quiser passar por alguém, quando quiser que alguém te escute..é só me usar dizendo COM LICENÇA que tudo de bom acontece!
Maria tocou mais uma chave. Era a chave ROSA. E ela deu um giro de bailarina e disse:
_COMO VAI, Maria? Eu vou bem? E vocês, crianças, COMO VÃO? Estão bem também...Que bom! Podem me usar sempre que encontrar com as pessoas, elas ficarão muito felizes e eu também, adoro dançar por ai!
Maria achou aquela chave linda e quis tocar em mais uma chave. Tocou na chave PRETA.
_BOA NOITE! Nossa, ainda é dia, Maria. Kakakaka...mas você pode me usar sempre que encontrar com alguém á noite viu? Ahhhhhh... Estou com um soninho, eu gosto de acordar e passear á noite!
Maria correu pro baú, só tinha mais uma chave, era a chave ROXA. Ela tocou na chave. A chave despertou-se e pegou na mão de Maria.
_Que bom te encontrar, Maria, mas agora tenho que ir, e preciso levar comigo todas as chaves mágicas, mas você irá ficar com esse presentinho. Esse molho de chaves mágicas pequeninas vai ficar contigo, então você poderá usar a gente sempre que precisar, você está lembrada das palavras mágicas de cada uma não está?
Maria fez que sim com a cabeça e adorou o presente que ganhou da chave ROXA. Sim, ela iria usar aquelas chaves o tempo todo. Agora sabia quando dizer BOM DIA, BOA TARDE, COMO VAI, COM LICENÇA, MUITO OBRIGADA, ME DESCULPE, POR FAVOR, BOA NOITE.
A chave Roxa então disse:
ATÉ LOGO, Maria. Me use sempre que se despedir de alguém viu?
E as chaves mágicas voltaram para o baú encantado.
Maria correu pra mostrar as chaves pra mamãe e dizer como usar cada uma delas.
A mãe de Maria prendeu as chaves pequeninas em seu pulso e Maria disse:
_MUITO OBRIGADA, mamãe.
E a mamãe abraçou Maria cheia de felicidade...que filha educada ela tinha!
E vocês, sabem usar as chaves mágicas? Já são educados também?
Beijos!
*****************************
*****************************
Atividades Sugeridas
-Confeccionar as chaves com as crianças e relacioná-las com as palavras mágicas
-Utilizar técnicas diversas para pintura e/ou enfeite das chaves(sugestão da professora Fátima)
-Confeccinar um livrinho em forma de chave e relacionar cada página à ilustrações ou gravuras correspondentes à uma palavrinha mágica.
-Presentear as crianças com as chaves em EVA.
-Confeccionar uma chave grande registrar as palavras mágicas

10 comentários:

  1. Nice adorei seu bloque é muito criativo com sugestões excelentes,parabens por compartilhar conosco suas experiências.Sou da sua terra, morro em Extrema RO,trabalho com as séries iniciais 3º ano.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Desculpe o erro de digitação morro é moro em Extrema.Ah meu nome é Carminha.

    ResponderExcluir
  3. Achei o blog dos meus sonhos, parabéns meninas!
    Sou professora de educação infantil, apaixonada pelo que faço, e pelo visto compartilhamos das mesmas idéias, brincar em serviço é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Gostei muitodo blog parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Adorei vocês são maravilhosa

    ResponderExcluir
  6. Muito legal!!!Na minha sala vamos fazer um teatro desse texto,e tbm fizemos o livro em forma de chave!!!Eu sou a CHAVE ROSA.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada! Estava atrás da estória ´´AS CHAVES MÁGICAS``,me ajudaram muito. Felicidades .

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Parabéns..... amei a história vou usar para um acampamento de lobinhos.tema Harry Potter.

      Excluir
    2. AMEI
      Sou apaixonada por história

      Excluir