sexta-feira, 1 de junho de 2012

Nome Próprio..explorações sem fim...

1-LETRA INICIAL E ESQUEMA CORPORAL
transformar a letra em corpo ao desenhar com cola colorida os membros e detalhes do corpo, cabeça etc
 2- QUANTOS SOMOS?
-chamadinha com as fichas do nome, as crianças que faltaram terão seus nomes virados. Relacionar um à um, contar, somar, identificar os nomes, relacionar iniciais etc
 3-AUTORRETRATOS COM NOME
Desenho e escrita do nome. Classificar em "princesas" e "príncipes". Contar, somar, registrar números. Registrar quantos faltaram. Identificar.

 4-AUTORRETRATOS COM FOTOS
Identificar-se. Completar seu corpo com desenhos.

 5-CORRIDA DOS NOMES
identificar o seu nome.
Jogo: Separar em duas equipes. A professora diz dois nomes( importante avaliar nesse momento o grau de identificação de cada criança) e as crianças donas dos nomes citados deverão correr e pegar  seu nome e colocar no quadro de pregas ou dentro de um espaço determinado( bambolê, quadrado etc)

 6-LETRA INICIAL DO NOME
Identificar a sua entre as outras e pintar com as cores primárias da forma que quiser usando dedos u pincéis

7- QUANTOS SOMOS COM FICHAS DO NOME
usar fichas escritas pelas crianças, ordenar alfabeticamente e explorar quantidades contando, somando, agrupando etc
 8- QUANTOS SOMOS COM CRACHÁS COM NOMES E FOTOS




9-BINGO COM INICIAIS DOS NOMES DOS COLEGAS DA TURMA
As crianças podem escolher qualquer nome, se já dominarem ou os nomes de sua mesinha(fase mais fácil). Depois elas irão marcar os nomes que serão sorteados com fichas, crachas etc.

10- COMPOSIÇÃO DO NOME COM LETRAS MÓVEIS
As letras do nome podem ser entregues para a criança em envelope ou recortadas diante dela para que veja que foi o seu nome, visualizado inteiro, que foi decomposto e que ela deverá compor, como um quebra-cabeça de letras.

4 comentários:

  1. Maravilhoso! Vcs são 10!!! Ótima dica! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Vcs são 10!!! Ótima dica! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Meninas amei o blog...ao procurar ideias para teatro e aula de artes para os anos iniciais achei vcs e ameiii *.* fui convidada para ministrar aulas para cirandinha,1°,2°,3° e 4° ano e estou cursando o segundo ano de pedagogia, me sinto crua e tenho alguns medos, preciso de dicas...minha professora e mentora me ajudará me envolvendo na metodologia em artes, então veremos como ficarei, como tenho uma ótima desenvoltura ao manusear materiais e transformá-los em arte, como costumam dizer me sinto segura na parte em que preciso da criatividade, mas como aplicar o que eu sei e passar as crianças é que preciso saber como faze-lo e ficarei super feliz em contar com dicas preciosas de veteranas como vcs duas....
    Obrigada desde já por tudo amores

    *meu blog é de artesanato, no qual irei transformá-lo em pedagógico futuramente.

    bjs e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Achei ótimas as atividades.
    Parabéns e obrigado por compartilhar tão boas idéias.

    ResponderExcluir