segunda-feira, 19 de março de 2012

Jogo das Caixas: lógico-matemático


Como usar tampinhas de refrigerante para construir conceitos importantes?
Os grupos foram divididos com palitos de picolé coloridos...
Qual o grupo tem mais? Qual tem menos crianças?
Numeramos as crianças de cada grupo de 1 a 5...

Cada criança de cada grupo jogava o dado e tinha que ir ao monte pegar a quantidade de tampinhas sorteada...
A partir da segunda criança de cada grupo mais análises foram possíveis: juntar a quantidade sorteada antes com a atual, qual grupo tem mais agora? Quem tem mais tampinhas verdes?

As vezes contar se tornava um grande desafio e os colegas do grupo tinham que auxiliar. Por que será que antes deu outro resultado?
Vimos a importância de adotar uma sequência...

Quando todos se envolvem os questionamentos, argumentos e aprendizagens são mais significativas...

O grupo amarelo tinha menos participantes: como resolver isso? As opiniões foram momentos ricos de discussão e resolução de problemas...
E agora, como vamos ter certeza de qual grupo tem mais tampinhas?
Mais momentos ricos e envolventes...

O quantos somos foi feito com os palitos de picolé. Cada um escreveu sua primeira letra do nome perto do seu palito...
Que dia lindo!
Esse jogo, em que a cada rodada as caixas iam mudando de faixa foi a adaptação de uma ideia que infelizmente não recordamos a fonte(net, livro ou revista), caso lembremo contamos pra vocês...E lembramos que é importante sempre, por melhor que seja a ideia, verificar se ela é conveiniente aos seus pimpolhos, se será necessário alguma adaptação...Saber olhar, filtrar e aproveitar é o caminho que leva a momentos maravilhosos como os que tivemos e temos...
Beijocas de Nice e da Rô

2 comentários:

  1. E nós tivemo-los convosco e com este vosso post. Obrigado por esta partilha tão rica.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii...tia Rô..adorei a postagem, e deu pra perdeber o desenvolvimento da minha filha Sarah com os números...

    ResponderExcluir