sábado, 2 de outubro de 2010

O CARACOL


Trabalhamos o livro de Mary e Eliardo França, O CARACOL de uma forma muito gostosa e rica, prnciplamente para nós...
Na Sala de Leitura, contamos a história dramatizando com a participação das crianças, cujas ainda não conheciam a história...

A tia Nice narrava e a tia Rô interpretava o caracol( que estava decepcionado por não ter as habilidades dos outros bichinhos)...

A participação das crianças foi incrível e prazerosa, mesmo sem conhecer antecipadamente o texto, interpretaram com entusiasmo a narração da tia Nice...


Tivemos que repetir a história, aí todos ajudaram na narração reproduzindo as falas do Caracol...
No laboratório confeccionamos o Caracol usando folhas de jornal, crepom e pincel atômico...
Brincamos muito com a folha aberta do jornal executando equilíbrios e movimentos com as duas mãos segurando a folha...depois enrolamos no sentido do comprimento...

Encapamos com crepom, enrolando o jornal novamente...
Colamos no final do "rocambole"...
As crianças desenharam os detalhes com pincel(olhos, boca, casa do caracol...)

Brincamos de ser o caracol recontando a história e usando o brinquedo e o corpo...
Colocamos todos os CARACÓIS no centro do círculo...
Desafio 1: Como podemos descobrir quentos caracóis temos ao todo?
.Alguns contaram sem organizar, alguns passaram da conta, outros contaram o número exato...
Desafio 2: De que forma podemos organizar para contar?
.Fizeram uma fila dos bichinhos....e contamos...
Desafio 3: Existe outras formas de organizar para contar?
.Fizeram um círculo...contamos de novo e conferimos: deu a mesma quantidade da fila?(por acaso deu, mas poderia ter acontecido de terem contado o mesmo caracol mais de uma vez)...
.Separaram meninos e meninas: eles gostaram porque aí souberam o que havia mais na sala...

Desafio 4: Quantos caracóis de meninas faltam para ficar o mesmo tanto que dos meninos?

Fizemos a relação biunívoca para que descobrissem...
Desafio 5: Quantos grupos de 10 bichinhos dá pra formar?
.Separamos contando oralmente...
Desafio 6: Como será que vamos escrever o numeral 17?
.Os mais atentos já deram a resposta...

E ficaram assim!

Em sala, registramos a quantidade de caracóis na tabela do QUANTOS SOMOS com desenho e numeral...
Depois, trabalhamos a palavra CARACOL explorando primeira e última letra, sons durante a escrita coletiva, quantidade de letras, quantidade de "vezes que abre a boca" pra falar a palavra...
Confeccionamos um caracol no caderno

A turma da tia Rô fez o corpo do caracol recortando EVA laranja e a turma da tia Nice imprimindo o polegar com tinta guache marrom...
A casa do caracol fizemos enrolando barbante da cor escolhida por cada um...

Completaram a cena com canetinha e giz de cera...
Sugerimos que escrevessem os nomes dos demais bichinhos como soubessem...


O caracol tridimensional eles levaram para casa...
Achamos ótima essa atividade, muitos desafios foram superados desde a dramatização até a produção final do caracol no caderno...
Em outro dia, de posse de fantasias, as crianças dramatizaram espontaneamente essa história...uma coisa linda de se ver...
Recomendamos
Beijinhos de Nice e Rô

2 comentários:

  1. Meninas, amei essas atividades!!!
    Vou copiar e tentar fazer com meus pequenos...
    Parabéns pela criatividade
    Beijoss no coração

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Graziella! Isso mesmo, continue brincando com a gente! Beijocas de Nice e da Rô!

    ResponderExcluir