segunda-feira, 27 de setembro de 2010

BRINQUEDOS ANTIGOS - FESTA DA FAMÍLIA

Como já dissemos, o nosso projeto deste semestre é "Fazendo Arte com Literatura!" e, segundo nosso cronograma, em agosto trabalhamos o FOLCLORARTE, uma maneira de resgatar as parlendas, cantigas, brinquedos e brincadeiras antigas; O resgate das parlendas e cantigas fizemos através do livro QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA 2, e das brincadeiras tivemos a participação dos pais, das famílias, que tiveram como Dever de Casa que confeccionar um brinquedo antigo em família, não poderiam comprar pronto...o resultado? Foi bem positivo.
As famílias se empenharam e apresentaram brinquedos criativos, bem produzidos.
Pedimos que relatassem como foi a experiência por escrito e recebemos depoimentos que nos emocionaram!
Vejam só alguns brinquedos:
-BICHINHOS DE CAIXINHAS DE OVOS:




*PETECA DE TECIDO

BONECA DE LÃ

*IOIÔ

*TAMBOR

*CATAVENTO

*BONECA DE PANO

Os materiais produzidos foram expostos na FESTA DA FAMÍLIA.
PREPARAÇÃO DO CONVITE

LEMBRANCINHA- CESTA DE PET COM SEMENTES DE GIRASSOL
CARTAZ PARA A FAMÍLIA
A EXPOSIÇÃO CULTURAL DOS BRINQUEDOS




O livro tem uma parlenda com ilustrações das crianças...

Ah, depois a gente mostra como foi o dia deste brinquedo...

As duas professoras mais orgulhosas do resultado deste trabalho!

A gente não resiste a brincar!

A criança desenhou e a família produziu a boneca tal o desenho...


O estande da nossa amiga Eliane que dividiu os brinquedos a serem confeccionados pelos pais conosco...arrasaram, ficaram lindos!




Visitantes e famílias...











ah, não resitimos, nossa colega também não conseguiu deixar de brincar...amamos!


Bem, e foi quase assim, um pouco do que foi produzido, das famílias, do prazeroso trabalho de resgatar coisas boas de nossas vidas...
Agradecimentos especiais às famílias de nossos alunos, muito obrigada por colaborarem conosco, por tornarem nossos sonhos de projetos vivos!
Beijocas brincantes aos visitantes do blog de Nice e da Rô!

5 comentários:

  1. Mas que bela festa! E que brinquedos bonitos!!!
    Parabéns!
    Luz e amigos de Valejas

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha fiquei muito emocionada com esta matéria. sou auxiliar de uma creche e o tema da festa da família será resgatando valores buscando la no fundo do coraçao as lembranças guardadas que marcaram a infancia dos pais e eles interagirem com seus filhos confeccionando brinquedos que usavam quando crianças é um momento unico porque hoje vivemos no ativismo e nao temos tido tempo pra nossas crianças tanto pequena como grandes porque para mae filhos sao sempre crianças,E ai será qual tempo temos tirado pros nossos filhos? Ou nao temos tido tempo? porque nao é a quantidade de tempo mas a qualidade do tempo que temos dedicado a eles eu estou procurando me mudar e ter tempo de qualidades pras minhas crianças de 22,21,12,e 3anos quero parabenizar vcs pela iniciativa de resgate de valores, por esta festa maravilhosa riquíssima de lembranças e mexe com nossas emçoes e são marcados no coraçao destas crianças.entrei no google pra procurar informaçoes sobre estande de brinquedos antigos e me deparei com esta riquesa de materia fiquei muito feliz. sao estes momentos que nos fazem refletir quais sao sa marcas que temos deixado nao coraçao de nossos filhos????????????

    ResponderExcluir
  3. Luz e Doroty,
    Esse "resgate" com certeza nos rendeu bons frutos, pela participação e envolvimento das famílias, pelo interesse e entusiasmo das crianças, pelo significado e pelos resultados.
    Obrigada pelas visitas.
    Voltem mais vezes!
    Beijocas de Nice e da Rô

    ResponderExcluir
  4. Amo seu blog, e vivo "pescando" muitas de suas idéias para incrementar a minha prática!
    Gostei das atividades do folclore, em especial o curupira, mas n entendi muito bem como foi feito. Daria para vc explicar passo a passo?

    ResponderExcluir
  5. Quem somos?, o curupira é feito com serragem dentro de meia calça com sementes, é uma atividade comum e assim que fizermos com nossas turmas deste ano postaremos o passo a passo aqui..
    Beijocas de Nice e Rô

    ResponderExcluir