terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O PRIMEIRO DIA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL-- DICAS PARA PROFESSORES


E chega o grande dia: pegar a Lista dos Nomes que farão parte da sua turma...mas, e agora?

Será que eles vão chorar? Será que são anjinhos ou sapequinhas? Os pais deles serão legais e participativos? Será que você vai gostar deles e eles de você?O que você fará com eles?

Mesmo que não demonstremos, conhecer a turminha dá um friozinho na barriga também. Professor é um sonhador por essência...fica lá, imaginando, achando que aquela carinha da foto pode ser assim...e depois, se apaixona por cada um, por seu jeitinho diferente de ser, pela interação nas atividades que planeja com tanta dedicação...

Adaptação escolar é um tempo de descobertas para os professores também. Conhecer cada carinha, que se transforma em "pessoinha" com sentimentos e personalidade próprios. Conhecer os pais(suas presenças e ausências). Conhecer as possibilidades reais de trabalho, tentar diagnosticar as futuras dificuldades, como e onde terá a ajuda necessária. As relações afetivas entre professor e aluno iniciarão agora.`

Pode até parecer estranho para alguns, mas todos esses questionamentos não fazem parte de nenhuma insegurança profissional e sim a definição de um tempo especial: o da adaptação, do conhecimento, da conquista entre todos os envolvidos. É a tradução da expectativa, por mais que o professor esteja prestes a se aposentar, pois a partir de agora, mesmo tendo convivido com inúmeras e diferentes experiências, ele ainda não sabe o que o espera e mesmo assim, pode acreditar, acredita que tudo ficará bem, por isso é professor.

Na verdade a tal "semana pedagógica" serve para que a gente(professores) combine com colegas e Direção o caminho que iremos trilhar a cada ano, o que faremos diante de cada dificuldade e como comemoraremos os eventos e vitórias.


Então, vamos lá, mãos à obra, mais idéias nas próximas postagens, pois temos que preparar a chegada dessa turminha!

Photobucket

7 comentários:

  1. adorei o lema de vcs!! faço o mesmo e sou apaixonada!!!
    super bjo e boa sorte nesse novo ano de trabalho!!

    ResponderExcluir
  2. Meninas eu estou encantada com o trabalho de vocês.Nota-se claramente o amor que vocês tem pela arte de ensinar. Parabéns que DEUS continue iluminando vocês.

    ResponderExcluir
  3. adorei as sugestões de voces para agradar as crianças tem que se tornar crianças como elas

    ResponderExcluir
  4. voces já têm caras de tias da educação infantil eu espero que eu comece meu ano letivo com um pouco do seus auto-estima. Beijos que Deus as proteja.

    ResponderExcluir
  5. ótimo artigo, vou aplicar as técnicas em meu colégio objetivo zona norte SP, muito bom mesmo, recomendo a leitura do texto, parabens

    ResponderExcluir
  6. ótimo blog, amei e vou usar as dicas no colegio zona norte sp

    ResponderExcluir