terça-feira, 20 de abril de 2010

MASSINHA DE MODELAR


O trabalho com massinha de modelar é riquíssimo pois permite uma gama significativa de abstrações, assimilações e construções do conhecimento pela criança, principalmente do conhecimento lógico-matemático. Para o professor a vantagem é a possibilidade de realizar importantes diagnósticos e interferencias para um melhor desenvolvimento infantil enquanto as crianças estão(para elas) "brincando".
As formas de trabalhar são varias e, de acordo com sua intenção(professor) pode ser "livre" ou dirigida.
1-MANIPULAÇÃO LIVRE:

A criança recebe a massinha e brinca livremente sem nenhum tipo de recomendação. Podemos observar seus interesses temáticos, capacidades criativas, conhecimentos já construídos.

2- MANIPULAÇÃO COM FORMAS DE PLÁSTICO



Muito interessante pois permite que a criança seja desafiada com os encaixes e desencaixes de massinha dentro das forminhas sem saída livre, o desenformar de figuras vazadas.
A comparação de formas construídas iguais e diferentes pela forma, pela cor e tamanho.

3-PALITOS DE PICOLÉ

São ótimos principalmente para o trabalho com quantidades. Pedimos que enrole a massa e depois divida em tantos pedacinhos quanto a quantidade de meninas presentes na sala no dia, por exemplo, ou alguma quantidade que seja significativa no dia. Podem ser realizadas somas, divisões e subtrações através de histórias com massinha.
O ato de enrolar bolinhas, ovinhos, cobrinhas também é bem rico para esta atividade.

5-MODELAGEM DIRIGIDA

Ideal para confecção de figuras de temas que estão sendo trabalhados no dia, modelagens de animais, corpo humano, elementos da natureza etc.

Como fazer:
-Entregar uma cor e uma quantidade necessária para amodelagem de cada parte da figura: para a cabeça um pequenina porção rosa claro e pedir que façam uma bolinha, depois apertem para virar uma bolachinha e em seguida colocar sobre o papel; para o tronco ou camisa a mesma coisa;
-Para membros ou partes duplas entregar uma porção minúscula e pedir que façam uma cobrinha e dividam em duas partes para os braços; fazer o mesmo com olhos, orelhas, pernas ou calças, sapatos etc
É importante que cada cor e que cada parte seja orientada separadamente, uma de cada vez como se o todo estivesse sendo desenhado para que a figura fique legível.
As cores de roupas, cabelos podem ser escolhidas pelas crianças, mas o professor precisa dar uma quantidade pequena, o suficiente para cada parte, caso a criança precise de mais um pouco avalie se ela distribuiu corretamente a massa, se é possível dividir novamente ou se é melhor entregar-lhe mais massa.


Para que a figura fique fixa no papel e não mofe é necessário aplicar uma camada generosa de cola sobre ela, espalhar principalmente nos catinhos e encontros da massa com o papel e deixar secar.

6-PRÉ-NOME

As crianças podem modelar as letrinhas do seu nome com ou sem o auxílio de fichas..
Viu como podemos aproveitar bem a utilização de massinhas?

Bem, por hoje é só, esperamos que tenham gostado das sugestões....Até a próxima!

Beijocas de NICE e da RÔ!

32 comentários:

  1. Olá, amei o site,é lindo demais, parabéns !!!!
    Me chamo Patricia, estou cursando Pedagogia na UFPA, e vou defender meu TCC ainda este ano e meu tema escolhido foi o lúdico, e por um acaso vi o site sobre brincadeiras com massinha de modelar, achei um máximo deve me ajudar bastante , mas , se vc's tiverem uma outra brincadeira com as massinhas , por favor , postem o mais rápido , vão me ajudar demais . bjos e felicidades, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. odiei,deviam postar artes de massinhas de modelar,não esses pivetes fazendo coisas que niguem entende oque é.. verdadeiramente um lixo isso.. é pra ter arte para as pessoas verem não essas portarias de pivetes que não fazem nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só querida...,Todo mundo que te respondeu tava querendo dizer coisas de crianças ms vou logo ao ponto!Você que é uma porcaria,vagaba!!!Essas mulheres estão fazendo o trabalho delas com muito esforço e vc vai e fica chigandoele??AAHH vai se danar!!

      Excluir
    2. Por que veio aqui se não quer ver obras de arte de crianças? Sua insensível, nunca foi criança não? Infelizmente o mundo está assim por causa de idiotas como vocêque não apoiam as crianças. Ainda bem que existem educadoras que se preocupam com o futuro dessas crianças. Parabéns dona do blog! Admiro muito seu trabalho!!!!!!!!

      Excluir
    3. vc iria gostar de chamar um filho seu disso Beatriz, de certo vc não tem filhos nem é professora não sabe o q diz e vem criticar o trabalhos as pessoas, essa pagina é voltada para TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NÃO PRA ARTISTIAS FAMOSOS se quer isso vai em outro lugar!

      Excluir
    4. vc iria gostar de chamar um filho seu disso Beatriz, de certo vc não tem filhos nem é professora não sabe o q diz e vem criticar o trabalhos as pessoas, essa pagina é voltada para TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NÃO PRA ARTISTIAS FAMOSOS se quer isso vai em outro lugar!

      Excluir
  3. o Beatriiz sua sem carater vc numca foi criança naum idiota!

    ResponderExcluir
  4. Pobre da Beatriz UMA ADULTA PRECOSE...........

    não sentiu o gosto da infancia.....a macinha é a bandeira de quem realmente foi criança e eu levanto ela com maior prazer pena que Beatriz não tem a capacidade de orgulhosamente ergue-la.

    ResponderExcluir
  5. O que essa Beatriz está dizendo!!! Não sabe nada de educação infantil!!!!! Vai procurar o que fazer!!!! Sou professora e minhas crianças adoram massinha, são muito criativas sempre que trabalho com modelagem.

    ResponderExcluir
  6. ai gente... deixem ela pra lá... deve ser alguma adolescente que não tem o que fazer, que não se importa e não ama as pessoas... Parabenizo cada professora que se dedica a ensinar e a amar! esse é um dos trabalhos mais relevantes do mundo! =)

    ResponderExcluir
  7. SOU E3STUDANTE DE PEDAGOGIA, E GOSTEI MUITO DESTE BLOG, COMO INTERESSADA NOS ASSUNTOS E COMO MÃE.

    ResponderExcluir
  8. Queridos brincantes, em breve mais sugestões de atividades com massinha!
    Obrigada pelo carinho e pela visita!
    Beijocas de Nice e da Rô

    ResponderExcluir
  9. Amei as sugestões das brincadeiras de massinha.

    ResponderExcluir
  10. Para Beatriz, vc. não sabe o que está falando, sou professora de Educação Infantil.
    Vc. quer aparecer e chamara atenção, conseguiu...
    Maria Laura

    ResponderExcluir
  11. são HORRORÓSOS....
    OS MEUS SÃO MELHORES

    ResponderExcluir
  12. gostei, preciso de comentarios para meu planejamento, foi muito produtivo. obrigada.
    letícia

    ResponderExcluir
  13. Olá!! Adorei o site! Lindo, colorido!
    Estou fazendo pós em psicopedagogia.
    Por acaso fui parar aqui, pois estou pesquisando como desenvolver as habilidades de massinhas no atendimento na clínica em que estou atendendo com um aluno que possui dificuldade de aprendizagem e queixa de desatenção.
    Parabéns! Katia de Paula

    ResponderExcluir
  14. adorei as atividades com massinhas, vai ser bem desenvolvidos por mim

    ResponderExcluir
  15. beatriz que pena.no minimo vc e uma mal amada.

    ResponderExcluir
  16. sou pedagoga,amo o que faço.essa pessoa foi muito infeliz em seu pessimo comentario. coitada.

    ResponderExcluir
  17. gostie do blog, vai me ajudar bastante, que Deus abençoe abundantente todas vcs. E para a Beatriz que ela abra o coração dela para que o Senhor entre e faça o milagra da água pro vinho. Améééééééééééém. bj meninas.

    ResponderExcluir
  18. que plog chato quem foi que fz?????¨!@#$%¨&*())_*(&¨$@*_)$%%*%*

    ResponderExcluir
  19. nossa é mesmo que bosta quem achou bota ai
    (bosta)

    ResponderExcluir
  20. adorei o site! é bem incentivador para as crianças entrarem e aprender coisas novas e não ficarem direto na rua bis jú!!!!

    ResponderExcluir
  21. os que acharam ruin faz melhor!,bom acho dificio sao burras de mais para fazer qualque coisa ... cultura vem de berço

    ResponderExcluir
  22. Não deveriam ser aceitas as crianças com esmalte em cores variadas.

    ResponderExcluir
  23. iIsamara Bibiano08 março, 2013 10:01

    amei o comentario de vxs..ja trabalhei cm a educaçao infantil..e gostava muito de trabalhar com as massinhas..porem é muito bom saber mais um pouco..e vçês me ajudaram muito!

    ResponderExcluir
  24. Só educadores, "educandos" e artistas sensiveis sabem o verdadeiros valor deste blog. Parabéns professoras! Vocês são excelentes. Meus eternos aplausos para vocês!!! Att: Abenilton/Escola Classe Córrego do Meio (Planaltina-DF)

    ResponderExcluir
  25. Amei seu trabalho.Também trabalho com massinha na escola em forma de sequência usando legumes. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  26. Porque as crianças com esmaltes de cores variada deveriam ser excluídas?

    ResponderExcluir
  27. Adorei a ideia de usar massinha no QUANTOS SOMOS...

    ResponderExcluir
  28. Adorei o blog meninas, trás ótimas ideias para o nosso trabalho em sala de aula...Parabéns! ;)

    ResponderExcluir