sábado, 8 de maio de 2010

NOSSO DIA DAS MÃES....

Pensamos assim: tem que ter uma "arte" bem legal dos nossos alunos no presente da mamãe...humm
Fomos pra casinha de bonecas e começamos a por a mão na massa, bem, quer dizer, eles começaram a por a mão na massa!
Em pequenos grupos:

1-Na mesa da Rô, eles escreviam MAMÃE EU TE AMO (copiando de uma ficha já preparada) no pedaço de tecido cru que seria o bolso da bolsa que faríamos.
2-Depois tinham que desenhar, também com lápis, a cabeça da mamãe e escolher os tecidos para confeccionar a roupa;
3-Escolhido o tecido, eles desenhavam a roupa que queriam de suas mães usassem;

4-Recortavam a roupa e colavam abaixo da cabeça desenhada;
5-Ainda na mesa da Rô, desenhavam com cola colorida a cabeça(já desenhada com lápis preto), os braços e pernas.

6-Depois iam pra mesinha da tia Nice pra fazer a arte final, também em grupinhos de mais ou menos 5 ou 6 crianças.

7-Desenhavam o cenário no qual suas mães deveriam estar desenhando tudo livremente com a cola colorida.

8-Tiveram liberdade para desenhar e usar a cor que quisessem;

Eles nos surpreenderam!

Para finalizar, fizemos o contorno dos desenhos das roupas e cobrimos a frase passando a cola exatamente sobre o traçado feito por eles, para não descaracterizar o trabalho feito por eles.
9- Pronto! Agora a Arte voltava para a costureira finalizar o serviço e...
TCHARAAAMMMM!!

A linda bolsinha ficou assim, uma coisa mimosa que só vendo!

Quando abre-se o ziper aparece a obra feita pela criança ESPECIALMENTE para sua mãe!

A bolsa toda aberta e as bolsinhas fechadas..

A mensagem enviada para as mães da tia Rô foi tirada do blog: DEDINHOS COLORIDOS! Linda!

Mas o trabalho não tinha chagado ao fim...
No LABORATÓRIO as crianças pintaram com barbante a cartolina para fezer a bolsa que seria a embalagem da bolsa de tecido...

De acordo com a forma que cada um manipulava seu barbente, as pintuas foram ficando uma mais linda que a outra...

A preparação do cartãozinho para acompanhar a bolsa: o desenho da mão segurando uma florizinha...

Eles embalando o presente...

E a sacola prontinha!!!

Mais um desenho da mamãe com pincel atômico para colar no caderno...

Os alunos da tia Nice produzindo o cartãozinho com pintura com guache utilizando o barbante.Show!

Em sala produzindo a mamãe com emborrachado, TNT e lã para os cabelos...

Olha que espetáculo!
As bolsinhas da turminha da Rô indo embora pra suas donas...
Esperamos que as mães tenham gostado! Nós amamos!
Postaremos as embalagens da tia Nice...
BEIJOCAS DE NICE E DA RÔ!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

QUANTOS SOMOS COM AUTORRETRATOS


O QUANTO SOMOS é um dos momentos mais importantes da rotina da Educação Infantil e, quando realizada de forma prazerosa se torna muito significativa.

Essa atividade foi realizada na Semana do índio, mas pode ser adaptada para outros momentos.
1-Conversamos sobre os índios, como vivem, seus costumes.
2-Trabalhamos a música "1, 2, 3 INDIOZINHOS" e em seguida comparamos a quantidade de indiozinhos com a quantidade de crianças que havia em nossa sala neste dia: "Onde tem mais crianças, no barco ou em nossa sala?" "Quantas crianças faltam no bote para ficar com a mesma quantidade de crianças de nossa sala?" "Será que no bote da música também tinha meninas? Quantas?"

3-Cada criança recebeu um retângulo para fazer o seu AUTORRETRATO, o recortou e colou em um grande barco que foi levado pronto para sala. Trabalhamos forma, cor, tamanho do papel e pedimos que desenhasse usando todo o espaço do retângulo para evitar desenhos muito pequenos.

4-Contamos novamente a quantidade e comparamos no nosso barco com o bote dos indiozinhos.
5- Cada criança escreveu as iniciais do seu nome com canetinha no grande bote.

6-Enquanto cantávamos a música, cada um teve a oportunidade de pegar no barco, movimentá-lo simulando os fatos descritos na música.
Quando o barco ficou pronto as crianças ficaram tão satisfeitas e entusiasmadas com o resultado que surgiram até outros questionamentos enriqueceu ainda mais a atividade e todos nos divertimos pra valer!
Beijocas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

DESCOBRIMENTO DO BRASIL



O tema do nosso trabalho no mês de Abril foi: ONDE ESTAMOS? Cujo objetivo era localizarmo-nos geograficamente no Globo Terrestre. Assim, exploramos bastante o PLANETA TERRA, e utilizamos brincadeiras e histórias que nos ajudassem a transmitir às crianças a idéia de localização e deslocamento:
-Onde Estamos? Ely Barbosa
-A Bolha e o Vento - Rosângela Pedrina
-Faz muito tempo...-Ruth Rocha
Entre outros.
Foi com o livro FAZ MUITO TEMPO que apresentamos os INDIOS e a história do DESCOBRIMENTO DO BRASIL.
*Na primeira vez que contamos esta história nos atentamos aos fatos históricos e geográficos. Contamos a história na piscina, na hora do banho das crianças. Dividimos as turmas em quatro grupos: PORTUGAL, ÁFRICA, CARAVELA DE CABRAL e BRASIL.
Levamos o globo terrestre para a piscina e à medida em que localizávamos o que nos interessava íamos dividindo os grupos. Todos participaram.
A Caravela de Cabral era um barco grande feito com cartolina e as canoas dos índios foram dobraduras ensinadas pelo professor Harlei.
Fomos contando a história, explicando os fatos, explorando os locais fazendo as crianças participarem da história na mesma hora em que a descobriam, eles adoraram.
**Em outro momento utilizamos o próprio livro para explorar o texto da autora e as ilustrações na Sala de Leitura;
***O vídeo abaixo utilizamos para arrematar a história e dar seguimento à atividade de produção artística no caderno do projeto das turmas: ÁFRICA, AQUI VAMOS NÓS! Um safári rumo à Copa do Mundo 2010.





Para a contextualização no caderno utilizamos ainda o Mapa mundi.
1-Colamos no caderno um retângulo azul representando a água, o oceano. As crianças completaram pintando a pequena parte que sobrou para o céu com giz de cera.
2-Fizemos a CARAVELA DE CABRAL dobrando um barquinho.Improvisamos uma história para cada parte da dobradura espontaneamente.

OBS: Algo interessante que temos feito é "cantar" as ordens que precisamos para orientar certas atividades. As crianças despertam a atenção e se acalmam de maneira espantosa. Vamos dizendo tudo o que precisamos "cantando" num ritmo improvisando, ás vezes calmo, noutras mais animado e não é que as nossas gracinhas têm e concentrado mais? (hehehe). Achamos que valia a pena contar isso pra vocês já que tem dado tão certo.
2-Quando a caravela ficou pronta, as crianças pintaram-na com giz de cera e colaram um mastro de palito de picolé no centro dela;
3-Exploramos a localização geográfica no mapa de PORTUGAL, ÁFRICA e BRASIL, uma de cada vez;
4-Distribuímos retângulos e quadrados para que desenhassem e recortassem cada local de acordo com o que estavam visualizando no mapa. Entregamos papéis fantasia do tamanho aproximado de cada local para que fizessem este trabalho.
Exploramos bem cor, tamanho, localização espacial, lado direito, lado esquerdo da caravela, em cima, embaixo, forma...

5-Quando todos os locais estavam colados exploramos as palavras significativas.
Pedimos que as crianças nos ajudassem a escrever (oralmente) no quadro cada palavra, uma de cada vez. Depois de escrita, distribuímos as palavras já digitadas para que colassem em cada local, inclusive a CARAVELA DE CABRAL;

6-Para as velas entregamos um retângulo de papel branco e pedimos para que recortassem duas velas, uma grande e uma pequena e depois desenhassem as cruzes simbolizando Portugal.
7-Por fim ainda desenharam e colaram os índios(não fotografados) no Brasil.

Para nós esse trabalho foi bastante significativo, as crianças estão bem envolvidas e muito curiosas para saber "para onde vamos" viajar (tema do mês de maio)...

Beijinhos curiosos de NICE e Rô!

ATIVIDADES DO DIA DO ÍNDIO

domingo, 2 de maio de 2010

LEMBRANCINHA DA REUNIÃO DE PAIS


PRENDENDOR DE ROUPA! Isso mesmo, a lembrancinha para a REUNIÃO DE PAIS foi feita com prendedor de roupa...e olha só que beleza que ficou!
E o melhor, as crianças fizeram quase tudo, menos colar a cabeça e os bracinhos com cola quente...

1- PINTURA DO PRENDENDOR: as crianças pintaram os prendendores usando tinta guache(RÔ) e cola colorida(NICE);

2-CABEÇA: entregamos um quadradinho de EVA para que as crianças desenhassem a sua própria cabeça usando todo o espaço do quadradinho.
Detalhe: oferecemos duas cores de EVA e pedimos que escolhesse a mais aproximada a sua própria cor de pele( nem todos escolheram o mais óbvio);
Depois cada um recortou a sua cabeça seguindo o contorno do seu desenho, em seguida colou os cabelos da cor que escolheu o barbante colorido disponível no momento;
3-ROUPA: cada um colou sua roupa, alguns ajustaram o recorte do retângulo de tecido escolhido;

4-MONTAGEM:nós montamos a cabeça e os bracinhos colando-os no prendendor com cola quente, bem como os plaquinhas: RECADINHOS e QUE BOM QUE VOCÊ VEIO! com a data da reunião;

Aí....tcharammm!!!

As "belezinhas" fizeram a honra de prender os envelopes com as mensagens e informações da reunião na turma da tia Nice e...

deliciosos bombons na turma da tia Rô(usados na finalização da reunião)...

Gostamos tanto da atividade que vamos reelaborá-la para o dia das mães, personagens de histórias e festa junina!
Se você também gostou,
Nos dê um presente: Comente!
Hehehe
Beijocas!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

DINÂMICAS PARA REUNIÃO DE PAIS

Nossa REUNIÃO DE PAIS E MESTRES foi ótima. Os pais participaram e se envolveram nas dinâmicas e reflexões sugeridas.
1- ONDE ESTÁ MEU FILHO?
-Cada pai/mãe encheu um balão colorido e desenhou nele o seu filho. Uns desenharam o corpo inteiro e outros o rosto, alguns escreveram o nome da criança;
-Todos ficaram em círculo e aos comandos da professora ia tocando no balão:
.Segurem com carinho seu filho...
.Agora toque levemente para cima...ele está começando a sair de casa...está indo pra escola;
.Agora toque um pouquinho mais forte, ele vai sair com a tia...
.Isso, agora um pouquinho mais forte, ele está indo dormir fora pela primeira vez...(os pais quase morreram aqui...hehe)
.Agora com mais força...eles estão indo pra primeira colônia de férias...(pensa a reação!)
.Mais forte, deixem ir bem longe, pois agora estão indo pra praia com a madrinha... (dava pra ver uma linha inexistente entre os pais e seus balões)...
.Tente não perdê-lo de vista, mais toque o mais forte que puder e não saia do seu lugar, pegue o balão que estiver perto de você...
.Ei, onde está seu filho? Você conhece a pessoa que o está segurando agora?
OBSERVAÇÕES: Os pais sofreram e riram durante a dinâmica ao perceber o medo que tiveram de soltar os "filhos-balões" e contestaram o tempo todo, quase clamando para que a professora parasse... Quem não estava com o filho desenhado quis logo recuperá-lo e permiti a troca.
REFLEXÃO REALIZADA: Você sabe quem é a pessoa que está com seu filho? O que ela pensa? Será que gosta de criança? Será que vai entender o jeito de ser dele? Será que irá tratá-lo com carinho e atenção? Qual o nome desta pessoa? - Refletimos sobre a importância dos pais conhecerem a escola e a professora da criança, saber como a escola funciona, como a professora trabalha, afinal é com ela que eles estão deixando as suas "produções", seus "balões", seus presentes de Deus.

A segunda dinâmica contextualizou ainda mais este pensamento e o completou.
2-TRABALHANDO JUNTOS
-Os pais fizeram um círculo segurando os balões e a professora ficou no meio;
-Uma particpante da reunião foi convidada para ser a minha ajudante na brincadeira;
-Ao sinal todos começaram a jogar os balões para cima, sem desmanchar o círculo;
-A ajudante ia tocando um pai de cada vez e este ia se sentando e deixando o balão na brincadeira;
-Todos tinham que se esforçar para que nenhum balão caísse no chão;
-A professora(eu), continuava no meio tentando, em vão, manter os balões no ar...
REFLEXÃO: Antes da brincadeira terminar, uma mãe gritou: "essa professora não está dando conta de segurar os filhos da gente"...E daqui partimos para a reflexão que queríamos: A professora precisa da ajuda dos pais para poder realizar um bom trabalho. Os pais não podem apenas largar os filhos na escola sem saber com quem eles estão e sair de cenas sem saber o que acontece e as dificuldades que a professora, que a escola está enfrentando. Precisamos trabalhar juntos, como uma equipe, para que a educação funcione, afinal dentro de uma sala tem uma gama de balõezinhos, uma de cada tamanho, cor, pensamento e sentimento diferentes, somente com a ajuda dos pais será possível compreendê-los e promover um bom desenvolvimento para a criança, deixar a professora "sozinha" para segurar tantos balõezinhos no ar será impossível...
CONCLUSÃO: Foi lindo! Os pais também apoiaram a reflexão realizada e entenderam o recado com bom humor e seriedade!
Obrigada, Papai do Céu!
Beijos para todos!

terça-feira, 27 de abril de 2010

MENSAGENS PARA REUNIÃO DE PAIS


PEDIDO DE UMA CRIANÇA AOS SEUS PAIS

Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim. Isso faz com que eu me sinta mais seguro.
Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo o que peço.
Só estou experimentando vocês.
Não me corrijam com raiva, nem na presença de estranhos.
Aprenderei muito mais se me falarem com calma e em particular.
Não me protejam das consequências de meus erros.Às vezes, eu preciso aprender pelo caminho áspero.
Não levem muito a sério as minhas pequenas dores. Necessito delas para amadurecer.
Não sejam irritantes ao me corrigir.
Se assim o fizerem, eu poderei fazer o contrário do que me pedem.
Não me façam promessas que não poderão cumprir depois.
Lembre-se que isso me deixa profundamente desapontado.
Não ponham a prova a minha honestidade. Sou facilmente levado a dizer mentiras.
Não me apresentem um Deus carrancudo e vingativo. Isso me afastaria dele.
Não me desconversem quando faço perguntas, senão serei levado a procurar respostas na rua todas as vezes que não as tiver em casa.
Não se mostrem para mim como pessoas infalíveis. Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro de vocês.
Não me digam simplesmente que meus receios e medos são bobos. Ajudem-me a compreendê-los e vencê-los.
Não me digam que não conseguem me controlar. Eu me julgarei mais fortes que vocês.
Não me tratem como uma pessoas sem personalidade. Lembre-se que tenho meu próprio modo de ser.
Não vivam apontando os defeitos das pessoas que me cercam, isso irá criar em mim, mais cedo ou mais tarde, o espiríto de intolerância.
Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo.
Não queiram ensinar tudo.
Não tenham vergonha de dizer que me amam. Eu necessito desse carinho e amor para poder transmiti-lo a vocês e aos outros.
Não desistam nunca de me ensinar o bem, mesmo quando eu parecer não estar aprendendo. Insistam através do exemplo e, no futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que plantaram.


FILHOS SÃO COMO NAVIOS
Ao olhar um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora. Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos. Dependendo do que a força da natureza lhes reserva, poderá ter que desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos. Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas. E haverá muita gente no porto feliz à sua espera. Assim são os FILHOS. Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes. Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto aos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr seus próprios riscos e viver suas próprias aventuras. Certo que levarão consigo os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola, mas a principal provisão, além das materiais, estará no interior de cada um: A CAPACIDADE DE SER FELIZ.
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém. O lugar mais seguro que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali. Os pais também pensam que sejam o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar a dentro e encontrar o seu próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, este porto para outros seres. Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que na bagagem devem levar VALORES herdados como: HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.
Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO.
Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles.
Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.
A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL A BUSCAR E TER A CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.
Os pais não devem seguir os passos dos filhos e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram.
Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partirem para as próprias conquistas e aventuras.
Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que: “QUEM AMA EDUCA”. “COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS”
Içamy Tiba
http://criancagenial.blogspot.com/2008/01/pedido-de-uma-criana-seus-pais.html

O NÓ DO AFETO
Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-Ihes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar a entender as crianças.
Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou a explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana.
Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho a que tentava se redimir indo beijá?lo todas as noites quando chegava em casa.
E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.
Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.
E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazerem presentes, de se comunicarem com o filho.
Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente. E o mais Importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo a um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.
É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso. Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.
É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo do escuro. A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.
E você... já deu algum nó no lençol de seu filho, hoje?


http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto008.shtml

VÍDEOS PARA REUNIÃO DE PAIS

AS CRIANÇAS VEÊM, AS CRIANÇAS APRENDEM


100 FORMAS DE MOSTRAR PARA A CRIANÇA QUE VOCÊ SE IMPORTA


COMO FALAR PARA SEU FILHO OUVIR

sábado, 24 de abril de 2010

BRASÍLIA, 50 ANOS!

Para comemorar e trabalhar com as crianças os 50 anos de Brasília, nós utilizamos vários recursos. A intenção era promover o letramento ao mostrar para as crianças de onde podemos tirar informações preciosas sobre o que queremos saber.
Reunimos as crianças no Laboratório para contar a história da construção de Brasília utilizando informações e imagens, bem como leituras da Revista Veja Especial Brasília 50 Anos. Dela mostramos fotografias de JK, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer( o qual quisemos enfatizar).

Do livro BRASÍLIA, DE CERRADO À CAPITAL DA REPÚBLICA mostramos imagens importantes dos monumentos.



Do livro FLOR DO CERRADO: BRASÍLIA, mostramos como podemos imprimir nossas lembranças num livro( fotografias da protagonista pequena em Brasília) e imagens dos monumentos


E por fim, uma história adaptando todas estas informações( criada por RÔ) de forma resumida e ilustrações significativas de revistas e internet para melhor compreensão das crianças.


.desenhos de Oscar Niemeyer .

Após a história e conversas informais, as crianças visualizaram o CONGRESSO NACIONAL e reproduziram com seus corpinhos coletivamente a estrutura física do monumento.

O mesmo para a estrutura da CATEDRAL.


Após esse momento, em grupinhos, as crianças montaram uma mini-maquete do Congresso Nacional utilizando cartolina e caixa de papelão de maçã.

Com a cartolina foram recortados dois dois retângulos grandes e um pequeno que as crianças dobraram sob orientação e colaram numa base retangular de cartolina.


Depois recortaram duas "bacias" da caixa de maçã e colaram ao lado do "H" de cartolina já colado, uma bacia para cima e outra para baixo.

Em sala toda a estrutura foi pintada com tinta guache branca, a cor dos monumentos de Brasília.

Ainda auxiliaram oralmente a escrever coletivamente no quadro o nome CONGRESSO NACIONAL que depois transcreveram com pincéis e canetinhas na base da pequena maquete.


Beijocas

de NICE e da RÔ.