terça-feira, 14 de abril de 2015

Diagnóstico Inicial da Tuma...o que vamos falar?

Mais um ano começando. 
Você já fez o seu relatório de diagnóstico inicial da turminha?
O que é importante falar?
Como retratar esta nova turma e verificar o que será necessário mesmo proporcionar para que se desenvolvam bem neste ano?
Trouxemos uma primeira ideia pra vocês. 

 Relatório Inicial da Turma:

A turma é composta por 21 crianças entre 4 e 5 anos. São 11 meninas e 10 meninos. 9 começam a fazer 6 anos de abril em diante. Os demais fazem 5 anos até 31 de março. 12 já foram alunos da escola no ano anterior. 16 moram nas imediações próximas à escola. E apenas 5 moram mais distantes. 14 crianças são levadas e buscadas  na escola por suas próprias famílias e 7 vão de transporte escolar. No questionário entregue no início do ano, 8 famílias declararam ser Católicas, 7 Evangélicas, 2 Testemunhas de Jeová, 2 Espíritas, 1 cristã e 1 sem religião. Dessas, 4 pediram que para que seus filhos não participassem de nenhuma atividade referente a datas religiosas, como festas de Páscoa, Festa Junina ou festas consideradas pro eles pagãs, como o Carnaval.                                  No início do ano letivo, as crianças tiveram uma adaptação tranquila à nova turma e à nova professora. A integração entre todos demorou um pouco para acontecer e se deu através do uso de jogos e brincadeiras que valorizassem e respeitassem a personalidade e costumes comportamentais de cada um bem como a construção de regras coletivas que facilitem a adaptação e integração de todos.                                                                         De um modo geral, as crianças são independentes e autônomas. Se vestem sozinhas, comem sozinhas, usam o banheiro sozinhas. Apenas umas 3 ainda necessitam de ajuda para fazer essas atividades cotidianas. Aceitam bem o lanche da escola e o repetem na maioria das vezes. Possuem uma boa aparência física e bons hábitos de higiene embora alguns ainda não tenham uma noção completa de seu esquema corporal. O interesse pelos assuntos que envolvem ciências naturais e biológicas despertam o interesse da maioria.
De acordo com a linguagem oral e escrita foi possível perceber que alguns alunos possuem boa oralidade, mas outros têm a oralidade pouco desenvolvida o que deverá ser trabalhado através de atividades específicas. 3 deverão ser observados quanto à pronúncia e a estrutura da fala. Gostam de ouvir e dramatizar histórias. Os desenhos de alguns não são bem estruturados, estes se encontram também na fase da garatuja. Poucos identificam e registram os seus nomes, mesmo com o auxílio da ficha. Poucos também, identificam as letras do alfabeto. Na rotina diária, serão feitas atividades com a finalidade de se trabalhar o nome e o alfabeto.
A linguagem matemática será trabalhada através da rotina com contagens orais diárias de diversos objetos e também com o registro dos numerais. As crianças reconhecem os numerais entre o 5 e o 10. Atividades que favoreçam as noções de tamanho, distância, tempo, quantidade, figuras geométricas,  como o quanto somos, o calendário, a linha do tempo, utilizados na rotina deverão facilitar essa aprendizagem.
O trabalho com a linguagem corporal será beneficiado com brincadeiras e músicas que compreendam os movimentos básicos: correr, saltar, andar, pular, subir etc..., as orientações espaciais: frente/atrás, embaixo/em cima, direita/esquerda e a discriminação das diferentes partes do seu corpo. 4 crianças apresentam uma maior dificuldade em segurar o lápis, o pincel, a tesoura, em traçar e se movimentar. O trabalho com esses, deverá se dar diariamente de maneira lúdica a fim de vencer essa dificuldade.
Na linguagem artística, para que ampliem suas habilidades em geral, deverão ter sua criatividade mais estimulada, através de produções com materiais diversos como tintas, lápis de cor, giz de cera, papéis diversos, sucatas e com diversas técnicas de forma bi e tri dimensionais. A exploração desses materiais favorecerá a aprendizagem das cores, texturas, formas, etc.... Apreciam produzir e assistir produções artísticas como peças histórias, músicas e danças.  
A turma participará de projetos lúdicos e atividades que estimulem a aprendizagem, como:
·         - Hora Alegre: apresentações diversas das crianças  mensalmente
·         -Banho Legal: banho de piscina com participação semanal.
·        - Laboratório:  elaboração de artes e experiências semanalmente
·   - O teatro vem a Escola: dramatizações, contações de histórias semanais com técnicas diversas para as crianças com a participação do corpo docente.
·        - Sala de Leitura: leitura e empréstimo de histórias com participação semanal.
·         Musicalidade e vídeo: músicas e desenhos com participação semanal.
·       -  Parques, Casinhas e Brinquedões: brincadeiras livres diariamente.
·        - Psicomotricidade e jogos: brincadeiras dirigidas e jogos com participação semanal ou diária.
    (citar os projetos/ atividades que tiver em sua escola)

Os responsáveis pelas crianças de um modo geral demonstram envolvimento e interesse pela educação das mesmas, participando das reuniões ou encontros a convite sempre que solicitados, o que será muito importante para o bom desenvolvimento das crianças neste ano letivo.

  ****************
Esperamos que seja útil.
Beijocas animadas da Nice e da Rô!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo lindo trabalho meninas!!! Vcs são nota 10!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo lindo trabalho meninas!!! Vcs são nota 10!

    ResponderExcluir
  3. amei vcs estao de parabens!!!! lindo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo compartilhamento que favorece muito a troca de ecperièncias e novas ideias. Um abraço.

    ResponderExcluir