segunda-feira, 11 de junho de 2012

Massa de Modelar: registrando a receita

 Fizemos a massa de modelar de um jeito muito legal que favoreceu a criatividade, curiosidade, observações, letramento e quantidade.
 1- A turma foi dividida em grupos e cada um recebeu ma palavra sem saber do que se tratava. Era um dos ingredientes da receita.
2- Cada grupo tentou ler a palavra. Alguns precisaram de ajuda para "juntar" os sons de algumas letrinhas..
3-Quando todos os grupos conseguiram ler a sua palavra retornamos para rodinha para discutir:
-O que será que dá pra fazer com esses ingredientes? "Biscoito", " Não, tem TINTA" então não é biscoito porque a gente não vai poder comer"...Já sei: MASSINHA!!!"
-Onde será que podemos encontrar esses ingredientes?
  Depois de tentar descobrir a origem de cada ingrediente e onde poderíamos encontrá-los na escola, fomos procurá-los.
Pegamos, também, os utensílios que iríamos precisar...
Juntamos PALAVRAS com INGREDIENTES...
Cada criança recebeu uma folha de papel e um pincel atômico colorido para registrar a experiância na medida em que fosse acontecendo: "Pode registrar a palavra, o nome do ingrediente, quantos copos ou colheres vamos usar de cada um com palavra ou com desenho"...

 Foi SHOW! À medida em que íamos trabalhando QUANTIDADES, características físicas dos produtos, íamos anotando, também quanto estavámos usando:
-Quantas colheres de FARINHA DE TRIGO cabem num copo?
-Somos 21, é melhor usar 2 ou 4 copos?
E assim acrescentamos os demais ingredientes, aproveitando para analisar cada produto, observar a mistura: ÓLEO( 2 colheres), 1 copo de SAL, 1 copo e meio de ÁGUA...
 Amassamos bem...é importante que TODAS as crianças tenham oportunidade de participar, seja acrescetando os ingredientes ou misturando-os, cada um TEM que sentir-se fazendo parte do processo, só observar é MUITO POUCO pra crianças nessa faixa etária, elas PRECISAM tocar, precisam FAZER, sentir a experiência, texturas, transformações...
 Depois de muito amassar, cada criança recebeu uma parte da massa, a divisão foi analisada também...Cada um escolheu a cor que queria entre as três CORES PRIMÁRIAS: azul, amarelo e vermelho e misturou à massa. A tia pediu que fizessem um buraquinho no centro de uma bolinha e colocou a cor escolhida dentro.
 Depois, muita DIVERSÃO...a massinha ficou bem macia e fácil de manipular...modelamos as LETRAS DOS NOMES, brincamos com palitinhos e brinquedinhos, contamos QUANTOS SOMOS com as massinhas e ainda fizemos o DESENHO do momento...
aliás, o DESENHO e a RECEITA ficaram lindas, cheias de significados. Eles capricharam porque queriam lebrar como se faz, e assim se constrói, se vivencia o LETRAMENTO na Educação Infantil, experimentando o valor e o porque da escrita na rotina...as crianças? Adoram! E nós também!
Beijocas coloridas de Nice e da Rô

Nenhum comentário:

Postar um comentário