sexta-feira, 22 de abril de 2011

AUTORRETRATOS BONECOS DA NATUREZA

Por volta do dia 18 de março fizemos uma atividade muito divertida. A ideia original veio da revista Professoras de Educação Infantil e nós adaptamos ao nosso projeto "Natureza, nossa casa". Trabalhando o "EU existo", cada criança foi convidada a recolher 10 folhas de uma das árvores do pátio da escola e fomos para a sala.

As crianças depoistaram a as folhas sobre a mesa para verificar se o recolhimento foi de acordo com a ordem dada: 10 folhas...

Cada um agrupou suas folhas como preferiu.




Mas na hora da contagem o momento de troca estabelecido naturalmente foi muito importante e dinâmico...




Uns acabaram auxiliando outros que depois fizeram questão de contar suas folhas sozinhos...


E surgiram questões como: eu tenho mais que 10...tia, eu não tenho 10 folhas...E quantas você tem?...


As situações de contagem foram muitas...



As crianças receberam um saquinho transparente e colocaram dentro dele um pedaço de papel crepom colorido após moldá-lo para ficar no fundo...



Depois, foram colocando suas folhas dentro do saco sobre o crepom...mais oportunidade de contagens..."olha quantas já coloquei"..."só faltam três pra mim"...


Ao acabarem com suas folhas receberam mais um pouco(previamente catados) para que o saquinho ficasse mais rechochudo...



Cada um desenhou a cabeça e os membros do corpo em um retângulo de cartolina rosa após analisarmos como eram cada parte fisicamente e como cada criança era diferente...




Quem ia terminando de desenhar e pintar já ia recortando os membros...




O saquinho foi vedado com um pedaço de fita crepe por cada criança...







Para os cabelos, receberam papel crepom da cor escolhida e manipularam livremente para colar de acordo como achavam ser seus próprios cabelos...




Os membros foram fixados no saquinho com pedaços de fita adesiva. A tia colocava a fita nos membros e as crianças colavam na posição que queriam...




Bonecos prontos, chegou a hora de contar quantos bonecos foram produzidos, quantas crianças haviam na sala...




Na sala da tia Rô dividimos em duas mesas: meninos e meninas...Só que tínhamos 14 meninas(faltou uma nesse dia) e a mesma ficou um pouco tumultuada...mesmo assim foram incetivadas a contar as bonequinhas de seu grupo...




Os meninos não tiveram esse problema, organizaram seus 5 bonequinhos e contaram sem muitos desafios...




Mesmo com poucas crianças contar é um desafio para uns, o que foi facilitado pelo baixo número de bonecos...



Por isso foram convidados a observar o grupo das meninas...



As meninas tentaram contar as bonequinhas desorganizadas na mesa, em vão. Contaram até 26, de tanto que repetiam o mesmo elemento...



Ei, será que assim dá pra contar o número verdadeiro ou temos que fazer de outra forma?


E se a gente organizar as bonequinhas, será que a contagem será diferente?



Elas organizaram em fileiras e começaram a contar novamente...




Ah, agora sim, deu certo, mesmo com mais de uma amiga contando ao mesmo tempo, elas conseguiram a proeza de não se perderem na contagem...



Contamos ainda meninos e meninas juntos e registramos os resultados numa tabela...


As crianças escreveram seus nomes com canetinha para colar no peito do boneco...Um nome digitado também foi colado junto ao boneco para facilitar a identificação das letras já que alguns ainda não dominam o traçado das letras adequadamente à essa proposta...
Depois, colamos em ordem alfabética, associando primeiras letras aos nomes das crianças...



***PS: para que pudessem ficar mais tempo expostas, furamos um buraquinho atrás de cada saquinho, assim as folhinhas que ainda estivessem verdes, poderiam evaporar sem mofar...aparentemente deu certo, as bonequinhas estão há um bom tempo na sala, as crianças as usam para pesquisar letras dos nomes dos colegas e os seus, uma festa!



Essa foi uma atividade que pretendemos repetir com outra proposta, pois foi muito envolvente e proveitosa!


Beijocas de Nice e da Rô

4 comentários:

  1. Mais uma vez uma actividade fantástica! E que bonitas ficaram as bonequinhas. Uma forma muito simpática de explorar o nome.
    Nós fazemos cartões que eles usam das mais diversas formas, mas esta é uma forma muito mais criativa e participativa. Acham que no próximo ano posso experimentar também? Adorei as bonequinhas!
    Uma boa Páscoa
    Luz

    ResponderExcluir
  2. A Rô queria saber mais coisas sobre o livro "interactivo". Interactivo é um nome muito pomposo mas... como é feito colaborativamente eu dei-lhe este nome...
    Vou postar as fotografias no pequenos passos... Ainda não disse nada porque ainda não tem assim lá muitas páginas...
    Então é assim:Na nossa sala há dois livros "interactivos". Um é feito em parceria com as famílias e é um livro de papel... Nós fizemos duas esquadrias em 25 (o número das crianças da sala)folhas de papel e mandamos encadernar. Depois sorteamos quem começava a história e calhou à Matilde queiroz que fez a capa e começou a contar as aventuras do gato Gaspar. Cada família cria uma página da história e a criança faz a ilustração. Ainda falta um bocadinho para acabar... Espero ter tempo até ao final do ano lectivo...
    O outro livro vai começar agora e é construído em parceria com outros Jardins de infância. Vai ser feito numa wiky, que permite trabalhar colaborativamente e é uma experiencia. Vamos ver se resulta. Se resultar querem escrever e ilustrar uma página?
    Um abraço e votos de uma Santa Páscoa!
    Tenho que dizer às crianças que agora ai é outono. O ano passado com os projectos ibero-americanos descobriram as diferenças horárias... Não me lembrei das diferenças das estações. mais uma coisa a pensar... Boa Páscoa
    Luz

    ResponderExcluir
  3. pra variar adorei sou fã do jeito q trabalham parabéns vou fazer com meus pequenos rs
    bjuuuuu

    ResponderExcluir
  4. bEIJOCAS E OBRIGADA PELAS VISITAS, lUZ E yAOANNA

    ResponderExcluir