segunda-feira, 22 de novembro de 2010

REUNIÃO DE PAIS - BILHETES/CONVITE


Você já vivenciou aquela situação de um pai esquecer a data da Reunião de Pais ou perder o convite enviado pela escola? Nós já. E para resolver esta situação foi feita esta "decoração" ao redor do bilhete-lembrete formulado pela direção. As crianças produziram partes ou os membros do seu corpo desenhando e recortando papel pardo e colando no bilhete, uma espécie de autorretrato que foi muito divertida de executar. As crianças se envolveram com entusiasmo nessa atividade. Os cabelos foram produzidos com tiras de papel crepom da cor escolhida pela criança.



Comparar a aparência foi outro momento muito divertido e esclarecedor...
Vocês acham que algum pai conseguiu "perder" este bilhetinho?
Claro que não. e riram muito ao comentar conosco na reunião.
PS: As produções da turma da tia Rô foram semelhantes, porém diferentes: as crianças recortaram de revista cabeça, braços e pernas e colaram em volta do bilhete...por alguma razão perdemos as fotos, mas ficou lindo também e é outra alternativa.
Beijocas de Nice e da Rô

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

EXPO-DREP 2010


Vejam só se uma sala como esta não é motivo de orgulho! Na Expo-DREP deste ano a nossa escola demonstrou neste espaço um pouquinho do trabalho realizado pelos professores. A Equipe de Coordenação Pedagógica e a professora Anete, que realizou a Oficina de Brinquedos com sucata trabalharam exaustivamente para encontrar um espaço para cada trabalhinho de cada turma da escola. Devido a oficina da professora Anete foram demonstrados alguns modelos que os professores ajudaram a fazer para exemplificar atividades e brinquedos que podem ser confeccionados com as crianças para que participem mais ativamente da execução das atividades. O nosso maior orgulho foi o enfoque dado aos trabalhos apresentados, feitos pelas crianças, muito desenho, recorte, colagem, montagens, jogos, brinquedos...ufa! Adoramos!











Cartazes pedagógicos para trabalho sobre a Criação do Mundo...









Modelos de brinquedos feitos com sucata...












colegas auxiliando ao fundo...heheh

Lembrancinhas preparadas pelas crianças de todas as turmas com base de pregadores de roupa de madeira...lindos!



É,foi quase isso! Beijocas felizes de Nice e da Rô!

sábado, 13 de novembro de 2010

O BRINCADOR


Este texto nós trouxemos do blog de nossa amiga-educadora portuguesa Maria da Luz, não pudemos resistir à tanta beleza...

"O brincador
«Quando for grande, não quero ser médico, engenheiro ou professor.
Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for.
Quero brincar de manhã à noite, seja no que for.
Quando for grande, quero ser um brincador.
Ficam, portanto, a saber: não vou para a escola aprender a ser um médico, um engenheiro ou um professor.
Tenho mais em que pensar e muito mais que fazer.
Tenho tanto que brincar, como brinca um brincador, muito mais o que sonhar, como sonha um sonhador, e também que imaginar, como imagina um imaginador...
A mãe diz que não pode ser, que não é profissão de gente crescida. E depois acrescenta, a suspirar: “é assim a vida”. Custa tanto a acreditar. Pessoas que são capazes, que um dia também foram raparigas e rapazes, mas já não podem brincar.
A vida é assim? Não para mim. Quando for grande, quero ser brincador. Brincar e crescer, crescer e brincar, até a morte vir bater à minha porta. Depois também, sardanisca verde que continua a rabiar mesmo depois de morta. Na minha sepultura, vão escrever: “Aqui jaz um brincador. Era um homem simples e dedicado, muito dado, que se levantava cedo todas as manhãs para ir brincar com as palavras.» "

fonte:http://pequenospassos-luz.blogspot.com/

Lindoooooooooooooo demais, obrigada querida amiga por partilhar com a gente!
Beijocas felizes de Nice e da Rô

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Ana Elisabeth Saraiva Malaspina escreveu um artigo para a Revista Criança em meados de 1989 sobre Artes Plásticas que achamos interessante reproduzir aqui, até mesmo porque a nossa postura e vivência com nossas crianças comtempla bastante o que foi dito . A reflexão é a seguinte:

..."Sabemos que CRIAR é uma condição inerente a todas as pessoas. Existem dezenas de situações que nos permitem a criação. Uma delas surge através das artes plásticas, ou seja, desenhando, pintando, recortando etc.
Entretanto, para que esse CRIAR aconteça, é preciso que o indivíduo seja ESTIMULADO, respeitado e apoiado em todas as etapas de seu processo.
Embora nossas crianças tenham, as vezes, as mesma idade, divergem em suas expressões gráfias e plásticas por possuirem experiências diferentes umas das outras e por serem pessoas diferentes.
É IMPORTANTE que os deixemos LIVRES em suas criações, atividades. É fundamental que cada criança se sinta à vontade para pintar um gato, o seu gato( que ela fez) de verde ou sua flor de preto. Estas são, naquele momento, as verdadeiras impressões do seu eu. Hoje o gato pode ser verde, amanhã será preto...ele pode apenas estar testando sua cor favorita ou uma nova cor...
Por que achar que nossa maneira de ver o mundo são mais verdadeiras que a da criança?...
É PRECISO que acreditemos na criança. É preciso compreendermos que, nessas tentativas e experiências, cada criança acaba encontrando a melhor forma de se expressar, e isso FAZ PARTE DO PROCESSO CRIADOR, e somando experiências, vivenciando, ela chegará lá.
Mais importante que a forma ou cor utilizada pela criança é, sem dúvida, o ESTAR FAZENDO. È estar sentindo PRAZER em fazer. E, quanto mais prazer sentir, mais MOTIVADA ela ficará e mais procurará APERFEIÇOAR-SE em seus trabalhos, tornando-os mais próximos da realidade.
É preciso fazer propostas MOTIVADORAS. É preciso dar tempo e espaço para que a criança crie. É preciso deixá-la à vontade. Enfim, é preciso acreditar e respeitar a criança.
Vale, ainda lembrar, que atividade livre não quer dizer atividade partida do nada. A atividade poderá decorrer de um passeio, de uma história lida, de uma música cantada. Ela é livre enquanto permite que a criança expresse-se da maneira que se sentir melhor.
Interferências negativas, inibidoras feitas pelos adultos poderão prejudicar a espontaneidade da criança e, consequentemente, poderão fazê-la ficar PRESA a padrões impostos, isso poderá levá-la a perder-se em seu caminho(processo) não conseguindo até, quem sabe, jamais pintar ou desenhar um gato que não seja igual ao modelo da professora.
E com toda certeza não é isso que queremos. O que DESEJAMOS é possibilitar a formação de indivíduos CRIATIVOS, críticos e autônomos. Pessoas capazes de IDEALIZAR e REALIZAR seus trabalhos sem que fiquem dependentes de modelos preestabelecidos, respostas prontas, que em nada estarão contribuindo para o crescimento dessas crianças.
E, nesse processo, na busca desse propósito, as ARTES PLÁSTICAS podem ajudar e contribuir muito no nosso trabalho."

Isso nós vivenciamos com nossas crianças durante este ano...como estão criativas, como seus desenhos estão bem estruturados, definidos, como sentem prazer em criar, desenhar, pintar, recortar, pois o único contato que têm com gravuras prontas são as ilustrções dos livros de literatura das histórias que contamos, e como é gratificante ver o resultado de tudo isso, cada desafio valeu a pena!
Beijocas INCENTIVADORAS á todos de Nice e da Rô!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

HAMELINA....VERA LÚCIA DIAS


Ai que dia lindooooooooooo!!! Foi no início de outubro, mas foi tão compensador! Iniciamos o nosso trabalho com a escritora brasiliense VERA LÚCIA DIAS( que amamos) com o livro HAMELINA na Sala de Leitura...

Nos preparamos na frente das crianças para interpretar a leitura do livro...
Conversamos sobre o "flautista de Hamelin" e sobre Vera Lúcia Dias na frente das crianças...e elas ficaram curiosas...

Tia Nice lia, enquanto a Ro- Hamelina bailava ao sabor da leitura...



Até ariscamos musiquinha a flauta de plástico...

Depois, cada uma ocupou um espaço pra gente poder confeccionar as flautinhas com papel ofício...

As crianças enfeitaram com desenhos e colagens...

E tocamos muita música, parecíamos profissionais...

Depois, a melhor hora: quantas flautas haviamos feito?

Como faríamos para contar?



Cada um tinha uma hipótese, e tivemos que testar todas, isso levou uma boa parte do nosso dia, mas valeu a pena, principalmente porque a cada disposição dava uma contagem diferente...tivemos que reelaborar nossas hipóteses e testá-las enes vezes...

E a cada teste, uma aprendizagem, uma estruturação de pensamento, um desafio...

As veses, nas formações de posições as contagens eram perdidas e os mais observadores punham-se em estado de euforia para resolver a questão...


E uns eram desafiados pelos outros...



foi preciso dar oportunidade para todos testarem suas hipóteses porque a discursão estava num nível de pensamento muito elevado!

Fizemos até agrupamentos na base dois, 10...
E mesmo depois de tante reflexão o interesse se manteve...


Em sala produzimos a Hamelina com tecido de cetim e desenhos...
As crianças criaram em liberdade total...



Como sempre o nome foi trabalhado coletivamente e reescrito pelas crianças...


A turma da tia Nice testou desenhar sobre papel camurça...amaram!






E foi assim...mas aguardem porque tem muito mais, essa escritora é maravilhosa e contamos várias histórias dela, um prazer de leitura!