quarta-feira, 31 de março de 2010

A ARCA DE NOÉ - filmes infantis


A nossa turma apresentou esta música dançando na Hora Alegre usando as máscaras dos bichos.

Este é o link para a música que está no cd Diante do Trono - A Arca de Noé!

http://www.4shared.com/file/25417813/f4c0c8f3/13_Bichos_grandes_e_pequenos.html?s=1

terça-feira, 30 de março de 2010

A ARCA DE NOÉ


























Os animaizinhos mais lindos do planeta!
Eles fizeram a arte pintando a grande arca com giz de cera(amarelo, marrom e vermelho).
Depois, escrevemos coletivamente(com a escrita por eles) o nome da arca.
A apresentação foi linda, mas não vou postar as fotos(hehe)...É que os pais de duas crianças ainda não enviaram a autorização.
A "Arca de Noé" foi trabalhada através da Bíblia infantil ilustrada, livros infantis, clips, músicas com o intuito de complementar a abertura feita com "A criação" para o tema principal do nosso projeto: os animais africanos, a importância da preservação da natureza, afinal Deus salvou na arca os animais e a família que seguia os Seus ensinamentos.
Mil beijocas!

sexta-feira, 26 de março de 2010

PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTO


Produzir este texto na semana passada foi maravilhoso, a turminha me surpreendeu!
Aproveitei um acontecimento na hora da atividade externa(parque com areia neste dia) para produzir uma pequena narração do que presenciamos. As crianças se envolveram muito mais do que eu esperava. Eu perguntava: como vamos começar? o que vamos dizer? como vamos contar isso? o que eu devo escrever, isto ou aquilo? E não é que os sapequinhas já possuem a maior coerência de pensamento? Eles conseguiram auxiliar muito estruturando as frases, escolhendo as palavras.
A cada frase produzida, líamos tudo de novo pra verificar se estávamos contando como realmente queríamos.

Depois, cada um foi até o texto e encontrou uma palavra que estava escrita. Uns já diziam a palavra, noutras vezes eram desafiados: quem sabe onde está escrito "senhor Wilson"?

Todos quiseram participar, e quando alguém teve alguma dificuldade, eu lia a frase em voz alta e o tal sapequinha conseguia a proeza.
Eles ilustraram desenhando os 15 pardais e o bem-te-vi...
Uma atividade muito simples, mas muito rica e envolvente na qual as crianças vivenciaram a função social da escrita(letramento) brincando e se divertindo...experimentem!
Beijocas

segunda-feira, 22 de março de 2010

ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - NOME DA ESCOLA

COMO TRABALHAR O NOME DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-FASE 1- CONHECENDO O NOME DA ESCOLA
A primeira forma em que trabalhamos é escrever por extenso todo o nome da escola no quadro com pincel(nosso quadro é branco). Enquanto as crianças ditam, a gente vai escrevendo e realizando as interferâncias: qual é a primeira palavra do nome da escola? com que letra será que começa? que som dai da minha boca quando começo a falar esta palavra? é o mesmo som do nome de qual coleguinha da sala? será que é a mesma letra? etc
Mesmo que as crianças não tenham noção, não estejam no nível adequado para saber começarão a refletir.
Depois de escrito o nome, contar quantas palavras tem o nome todo, visualizar as letras iniciais, finais, comparar quantidades.
Esse trabalho não é feito todo de uma vez, vai-se aumentando as análises conforme as respostas da turma, conforme vão compreendendo o que está sendo feito.

-FASE 2- DIVIDINDO O NOME EM PALAVRAS
-Levar o nome da escola dentro de uma "Preguicinha" e explorá-lo com a turma.
-Dividir a grande ficha ao analisar onde começa e onde termina cada palavra. Dividir a ficha(recortando) em palavras.
-Montar "coletivamente" o nome da escola colocando as palavras na sequencia correta.
As crianças precisam participar desta fase. Desafie-as: qual destas é a primeira palavra do nome da escola? por que? etc


-FASE 3-AS CRIANÇAS MONTAM O NOME COM AJUDA DO PROFESSOR
-Espalhamos as palavras pela sala e coletivamente vamos montar o nome da escola:
qual é a primeira palavra? quem será que está com ela? será que é a que está com fulano? vamos ver?

-FASE 4- OS GRUPOS MONTAM SOZINHOS
-As palavras são distribuídas dentro de um mesmo grupo. Em nosso caso, temos 5 grupos de 4 crianças na sala, um irá montar o nome da escola em cada dia da semana. Eles mesmo dividem as palavras entre si.
-Colocamos uma cadeira e o grupo do dia(1, por exemplo) vai até o "mini quadro de pregas" que fica na parte superior do quadro e monta sem nenhuma interferência o nome da escola.
-Após a montagem livre analisamos coletivamente se todas as palavras foram colocadas na ordem correta: qual é a primeira palavra? começa com a letra do nome de quem? esta palavra aqui está no lugar certo?

DICAS IMPORTANTES
-Ficamos em cada fase o tempo suficiente para que todos participem e que a maioria compreenda o processo que está sendo desenvolvido. Pode durar semanas ou até um mês dependendo do nível da turma. Por exemplo, a fase 4 pode ser repetida pelo menos umas 3 vezes até que todos de um mesmo grupo compreendam e tenham autonomia para passar para a fase seguinte;
-As palavras podem ser analisadas em quantidades de letras e quantas vezes precisamos abrir a boca para pronunciá-las;
-Quando contar o número de palavras e/ou letras das palavras é importante registrar escrevendo o numeral abaixo da palavra ou letra;
-Ainda iremos postar as demais fases: sílabas, letras, em grupo e individualmente.
Beijos
e bom trabalho!
Nice e Rô

AJUDANTES DO DIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esse jeito de escolher os ajudantes do dia é ótimo porque:
-As crianças aprendem rapidamente o nome de todos os colegas(falar e identificar a escrita);
-Todos participam;
-É divertido;
-Diferencia Meninos de Meninas(quem usa o que);
-Todos aprendem a colaborar mais.

Como fazer:
-Seguindo a lista dos nomes da turma que está afixada na porta do armário, é selecionada, por ordem alfabética, a criança que ira realizar o sorteio;
-Os nomes das meninas está no envelope do quadro denominado CALCINHAS
-Os nomes dos meninos ficam no envelope denominado CUECAS;
-A criança selecionada pela lista faz o sorteio de uma CALCINHA e de um CUECA e coloca nos espaços do quadro de baixo;
-Nos dias seguintes os nomes já sorteados são depositados no envelope de baixo;
-quando todos tiverem sido sorteados, classifica-se novamente a turma separando coletivamente os nomes de meninos e meninas nos envelopes de CALCINHAS e CUECAS.

Beijos divertidos de NICE e da RÔ!

sexta-feira, 19 de março de 2010

COMO PINTAR OVOS DE GALINHA PARA PÁSCOA


A tradição ucraniana de pintar ovos naturais à mão e depois recheá-los com pequenos chocolates pode ser desenvolvida com os seguintes materiais:
Guache branco, lápis, colas coloridas e cola branca, além de um ovo e uma forminha de papel para doce.
Passo a Passo:
1 - Com um estilete, faça um furo de 2 cm de raio em uma das extremidades do ovo. Esgote o conteúdo. Lave bem com água e detergente e deixe secar (um ou dois dias).
2 - Passe uma camada de guache em toda a casca.
3 - Faça o rascunho dos desenhos com lápis(se precisar ou quiser fazer desenhos de bichos, figuras definidas etc) e depois finalize com guache, colas coloridas ou outros materiais.
4 - Recheie com miniovos, confetes ou jujubas. Ou encha com chocolate ao leite e deixe o chocolate endurecer levando-o para a geladeira.
5 - Passe cola branca ao redor do fundo (furado) e encaixe a forminha de papel.
Os ovos coloridos são uma ótima opção de lembrança para a família e os amigos!
adaptação do texto de
:http://deise.info/?p=506

PÁSCOA - HISTÓRIAS

1-A VELHINHA, A GALINHA E OS OVOS DE PÁSCOA (Conto Lituano de Nijole Jankute- Tradução livre de Olga Prokopowit)

Numa pequena aldeia, havia uma pequena casa. Nesta casa morava uma velhinha. Ela criava uma galinha e um coelho. A galinha tinha seu ninho embaixo da escada e lá botava seus ovos. O coelho vivia solto pelo gramado que circundava a casa. A galinha cacarejava toda vez que botava um ovo, e a velhinha corria para recolher o ovo que a galinha botava e a alimentava com boa comida. A velhinha gostava muito da carijó, que tinha a crista vermelha, as patinhas amarelas e as penas coloridas.. Gostava também do coelho, que tinha o lábio partido, as orelhas bem grandes e o pelo branco bem fofinho.
Certo dia, a velhinha escuta a galinha cacarejando tão alto e tão feliz:
_Botei, botei, botei!
Até o coelho assustou-se e ficou com as orelhas em pé.
A velhinha desceu bem rápido os degraus da escada, abaixou-se e viu no ninho um ovo bem grande, com manchas multicoloridas. Era tão lindo que ela não cansou de admirá-lo.
Com muito cuidado pegou-o e levou-o para a cozinha. Ficou pensando o que faria com ele. Não podia come-lo, pois era muito bonito e também não podia deixa-lo como enfeite, pois poderia cair e quebrar-se.
O coelho que estava ao seu lado, disse-lhe:
--E se der de presente para uma criança? A Páscoa está chegando e com certeza quem recebe-lo ficará muito feliz.
A idéia é boa, respondeu a velhinha, porém para qual criança? Eu conheço tantas. Ela pensou um pouco e exclamou:
--Já sei, vou juntar muitos ovos da galinha carijó e depois de pintá-los vou presentear todas as crianças.
Saltitando e feliz, o coelho dizia:
-- Eu também vou ajudar a pintar.
Assim dito, assim feito. A galinha carijó botou muitos ovos. A velhinha recolheu-os numa cesta de vime e junto com o coelho branquinho, pintou-os. Ficaram tão bonitos. Multicoloridos. Vermelhos, verdes, azuis, amarelos, roxos. Alguns listrados., outros com bolinhas e até com flores.
No domingo de Páscoa, a velhinha os colocou numa bela cesta e o coelho branquinho distribuiu-os para todas as crianças da aldeia.

fonte:http://www.rumodogirassol.com.br/historiap.htm

2-O COELHO DA PÁSCOA

Os coelhos da Páscoa não existem!
Pelo menos é o que muita gente pensa. E dizem:
— Um coelho é um coelho, quer esteja na coelheira ou no campo. E não põe ovos. Então como é que podia trazê-los pela Páscoa?
Além do mais, um coelho não consegue abrir uma porta ou saltar uma vedação. E onde é que ia arranjar um cesto para pôr os ovos, se mesmo assim os tivesse?
Ainda por cima, todos os coelhos têm medo dos homens! É triste, mas é assim!
Contudo, seria maravilhoso se imaginasses um coelho da Páscoa só teu.
Ora aqui está ele! Tem mais ou menos a tua altura e umas belas orelhas compridas.
Já está vestido com um fato de todas as cores e traz às costas um cestinho com todas as tuas prendas.
Vem a tua casa! Atravessa prados, bosques e salta por cima de todos os ribeiros. Oh! Olha uma raposa a tentar apanhá-lo!
Mas o coelho não tem medo nenhum.
— Sou o coelho da Páscoa — diz ele calmamente.
— Oh, as minhas desculpas! — responde-lhe a raposa.
O teu coelhinho chega a uma cidadezinha. Vem um cão a ladrar com toda a força, mas quando vê que é o coelho da Páscoa, abana a cauda alegremente.
O coelho da Páscoa passa por cima das sebes, atravessa jardins e chega finalmente à soleira da tua porta.
Mete a ponta de uma das suas longas orelhas na fechadura e roda-a muito devagarinho e com muito cuidado. E pronto, a orta abre-se.
Está agora a esconder os ovos e muitas outras coisinhas que trouxe. E quando tu acordares no domingo de Páscoa e encontrares os ovos, vais ter a certeza de que… foi o teu coelho da Páscoa que trouxe tudo!
Ele fez toda esta longa viagem por tua causa. E é o coelho da Páscoa mais bonito do mundo porque foste só tu que o imaginou!

Tradução e adaptação
Winfred WolfLe Lapin de PâquesParis, Casterman, 1987

3-O COELHO DA PÁSCOA( CONTO RUSSO)


Era uma vez um papai coelho e uma mamãe coelho, que tinham sete filhos. Então, quando chegou a Páscoa, queriam saber qual dos seus filhos seria o verdadeiro Coelho da Páscoa.
A mãe foi buscar uma cesta com sete ovos e cada filho pôde escolher um.
O mais velho dos coelhinhos logo pegou um ovo de ouro, correu pelos campos e subia e descia morros, chegou até o jardim de infância e, com um grande salto, tentou chegar ao outro lado do portão. Mas, como estava com muita pressa, não mediu bem o salto e caiu, quebrando o ovo.
Este, com certeza, não era o verdadeiro coelho da Páscoa.
O segundo dos filhos escolheu o ovo de prata e pôs-se a caminho. Quando chegou ao campo encontrou uma raposa. A raposa desejava muito ter o ovo de prata e perguntou se o coelho não o daria de presente. Mas isto o coelho não queria. Então a raposa prometeu uma moeda de ouro em troca do ovo e o levou até sua toca. Ali escondeu o ovo de prata, escancarou o focinho como se fosse devorar o coelho e, este, assustado, fugiu deixando o ovo com a raposa.
Este, com certeza, não era o verdadeiro coelho de Páscoa.
O terceiro coelhinho escolheu o ovo vermelho e pôs-se a caminho. Quando passava pelos campos encontrou outro coelho e pensou: - “Ainda tenho tanto tempo que vou brincar de luta com este coelho”. Os dois coelhinhos lutaram bastante e quando nosso coelhinho lembrou-se do ovo vermelho, este estava quebrado e amassado.
Este, com certeza, não era o verdadeiro coelho de Páscoa.
O quarto coelhinho escolheu o ovo verde e pôs-se a caminho. Quando passava pela floresta, a gralha Ladrona o avistou do alto de uma árvore e gritou: - “Olha a raposa, olha a raposa”. O coelhinho, assustado, olhou ao seu redor e procurou um lugar para esconder o ovo verde. Então a Gralha disse: -“Eu escondo o ovo para você”. O coelhinho deu o ovo à Gralha que o guardou em seu ninho. Agora, percebendo que não vinha nenhuma raposa pediu o ovo verde de volta à Gralha, mas esta respondeu: - “O ovo está bem no meu ninho”.
Este, com certeza, não era o verdadeiro coelho da Páscoa.
O quinto coelhinho escolheu o ovo cinza e pôs-se a caminho. Atravessando a floresta chegou a um riacho e, quando estava atravessando a ponte, viu a sua imagem refletida na água e ficou tão encantado com ela que não conseguiu continuar o caminho. De tanto se mirar no espelho da água esqueceu seu ovo cinza e este caiu partindo-se em uma pedra.
Este, com certeza, não era o verdadeiro coelho da Páscoa.
O sexto coelho escolheu o ovo de chocolate e pôs-se a caminho. Encontrou-se com o esquilo que lhe pediu para dar uma lambida no ovo. “Mas este ovo é para as crianças”, disse o coelho.
O esquilo insistiu tanto que o coelho deixou que ele desse uma lambida no ovo. O esquilo achou-o tão gostoso que o coelhinho resolveu dar também uma lambidinha. Lambida vai, lambida vem, os dois acabaram comendo o ovo.
Esse também não era o coelho da Páscoa.
Chegou então a vez do mais jovem. Ele escolheu o ovo azul. Quando passou pelo campo, veio-lhe ao encontro a raposa, mas o coelho não entrou na conversa dela e continuou o seu caminho. Mais adiante encontrou o outro coelhinho que queria lutar com ele, mas ele não parou. Continuou caminhando até chegar à floresta. Ouviu os gritos da gralha – “Cuidado! A raposa vem vindo!”. O coelho não se deixou enganar e continuou seu caminho. Chegou então ao riacho e, cuidadosamente, atravessou a ponte sem olhar para sua imagem refletida na água. Encontrou-se mais adiante com o esquilo, mas não lhe permitiu lamber o ovo, pois este era para as crianças. Chegou assim até o portão da escola. Deu um salto, nem curto nem longo demais, chegando ao outro lado sem danificar o ovo. Procurou um esconderijo adequado no jardim da escola, onde guardou cuidadosamente o ovo.
Esse era o verdadeiro “Coelho da Páscoa”.
Dra. Carmem Silvia(http://www.vidadequalidade.com/2009/historia-para-a-pascoa-3-anos/)
ESPERAMOS QUE TENHAM GOSTADO!
MIL BEIJOS
NICE e RO

PÁSCOA - LIVROS INFANTIS







PÁSCOA - VÍDEOS INFANTIS

DE OLHOS VERMELHOS


COELHINHO DA PÁSCOA, QUE TRAZES PRA MIM?


Esta versão é simplesmente LINDA!

terça-feira, 16 de março de 2010

CALENDÁRIOS

Preparamos uma seleção de calendários e cartazes do tempo. Os que estamos usando estão "presos" em nossa máquina(hehe), mas assim que resolvermos o probleminha, mostramos pra vocês.
Por equanto apreciem estas sugestões encontradas no Picasa.
CARTAZ DO TEMPO
Pra quem gosta de praticidade, aqui a criança vai só escolher a gravura correspondente ao dia e colocar dentro do quadrinho.

Nestes dois é só virar os ponteiros:

Sugestões: acrescentem as palavras: ENSOLARADO/SOL, NUBLADO/NUVEM, CHUVOSO/CHUVA...
Variar deixando que as próprias crianças desenhem como está o dia no quadro(negro ou branco) ou no lugar das gravurinhas em qualquer caso acima.
CALENDÁRIOS

Este é bem criativo por ser tiridimensional e permitir a manipulação infantil:

Hum...acescente os dias da semana que ficará show! A idéia é a criança sobrepor o número do dia.

Esse é ótimo e pode variar com a criança desenhando o numeral ou desenhando o tempo do dia dentro do quadrinho.

A criança pode colocar o dia em sua sequência ou utilizar as mesmas idéias do cartaz anterior.








FONTE:
http://picasaweb.google.com/elinete.bonfimminto/Calendarios#5417495092285658194
IMPORTANTE: permitir a interação da criança no momento de rotina em que o calendário é contemplado.
Mil beijos