segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Ana Elisabeth Saraiva Malaspina escreveu um artigo para a Revista Criança em meados de 1989 sobre Artes Plásticas que achamos interessante reproduzir aqui, até mesmo porque a nossa postura e vivência com nossas crianças comtempla bastante o que foi dito . A reflexão é a seguinte:

..."Sabemos que CRIAR é uma condição inerente a todas as pessoas. Existem dezenas de situações que nos permitem a criação. Uma delas surge através das artes plásticas, ou seja, desenhando, pintando, recortando etc.
Entretanto, para que esse CRIAR aconteça, é preciso que o indivíduo seja ESTIMULADO, respeitado e apoiado em todas as etapas de seu processo.
Embora nossas crianças tenham, as vezes, as mesma idade, divergem em suas expressões gráfias e plásticas por possuirem experiências diferentes umas das outras e por serem pessoas diferentes.
É IMPORTANTE que os deixemos LIVRES em suas criações, atividades. É fundamental que cada criança se sinta à vontade para pintar um gato, o seu gato( que ela fez) de verde ou sua flor de preto. Estas são, naquele momento, as verdadeiras impressões do seu eu. Hoje o gato pode ser verde, amanhã será preto...ele pode apenas estar testando sua cor favorita ou uma nova cor...
Por que achar que nossa maneira de ver o mundo são mais verdadeiras que a da criança?...
É PRECISO que acreditemos na criança. É preciso compreendermos que, nessas tentativas e experiências, cada criança acaba encontrando a melhor forma de se expressar, e isso FAZ PARTE DO PROCESSO CRIADOR, e somando experiências, vivenciando, ela chegará lá.
Mais importante que a forma ou cor utilizada pela criança é, sem dúvida, o ESTAR FAZENDO. È estar sentindo PRAZER em fazer. E, quanto mais prazer sentir, mais MOTIVADA ela ficará e mais procurará APERFEIÇOAR-SE em seus trabalhos, tornando-os mais próximos da realidade.
É preciso fazer propostas MOTIVADORAS. É preciso dar tempo e espaço para que a criança crie. É preciso deixá-la à vontade. Enfim, é preciso acreditar e respeitar a criança.
Vale, ainda lembrar, que atividade livre não quer dizer atividade partida do nada. A atividade poderá decorrer de um passeio, de uma história lida, de uma música cantada. Ela é livre enquanto permite que a criança expresse-se da maneira que se sentir melhor.
Interferências negativas, inibidoras feitas pelos adultos poderão prejudicar a espontaneidade da criança e, consequentemente, poderão fazê-la ficar PRESA a padrões impostos, isso poderá levá-la a perder-se em seu caminho(processo) não conseguindo até, quem sabe, jamais pintar ou desenhar um gato que não seja igual ao modelo da professora.
E com toda certeza não é isso que queremos. O que DESEJAMOS é possibilitar a formação de indivíduos CRIATIVOS, críticos e autônomos. Pessoas capazes de IDEALIZAR e REALIZAR seus trabalhos sem que fiquem dependentes de modelos preestabelecidos, respostas prontas, que em nada estarão contribuindo para o crescimento dessas crianças.
E, nesse processo, na busca desse propósito, as ARTES PLÁSTICAS podem ajudar e contribuir muito no nosso trabalho."

Isso nós vivenciamos com nossas crianças durante este ano...como estão criativas, como seus desenhos estão bem estruturados, definidos, como sentem prazer em criar, desenhar, pintar, recortar, pois o único contato que têm com gravuras prontas são as ilustrções dos livros de literatura das histórias que contamos, e como é gratificante ver o resultado de tudo isso, cada desafio valeu a pena!
Beijocas INCENTIVADORAS á todos de Nice e da Rô!

3 comentários:

  1. Nice e RÔ!
    São propostas como essa inteligentes, criativas, motivadoras, que valorizam e respeitam a expressão das crianças, é que fazem a diferença na educação do Brasil que infelizmente está muito decadente. Precisamos de profissionais responsaveis e motivados e vocêss estão fazendo diferença! Parabéns pelo trabalho lindo!!!

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  2. Zélia,
    obrigada pelo comentário...
    Também estamos felizes de verdade com as parendizegens que nós mesmas estamos conquistando ao dar a oportunidade de despertar a real criatividade em nossas crianças,sabemos que é preciso coragem para mudar posturas antigas, porém, acreditamos que aos poucos muitos também se deliciarão com essas propostas em breve.
    Beijocas de Nice e da Rô

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  3. kkk...a palavra era "aprendizagem", perdoe-nos

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