domingo, 19 de setembro de 2010

BRINQUEDOS ANTIGOS - ESTRALADOR


Dentro do nosso projeto do semestre, FAZENDO ARTE COM LITERATURA, na fase FOLCLORARTE, recebemos o pai(Edson) do aluno Yan Gabriel da turma da Rô para confeccionar com as crianças um brinquedo antigo, o ESTRALADOR.
Brinquedo originalmente feito com garrafa de água sanitária, arame, areia e saquinho de leite e que, quando em movimento, produz um barulho semelhante à uma sequencia de estralos, daí o nome.

O papai Edson demostrou para as crianças o produto final, elas estavam curiosas pra saber sobre o tal brinquedo.

Depois o próprio Edson demonstrou como foi feito o primeiro exemplar na prática, orientando as crianças para a necessidade de um adulto acomanhar o processo de fabricação já que seria necessário cortar o arame, perfurar a garrafa, coisas que somente adultos podem fazer para que a criança não se machuque...

Testar o estralador foi a parte mais divertida...



As crianças participaram da produção do segundo brinquedo coletivamente.

Foi necessário auxiliá-las a encher as garrafas com areia úmida pois eram muito grandes...

A tia Nice ficou diretamente na linha de produção auxiliando com os arames e fitas adesivas para proteger as crianças das pontas de arame.

Enquanto o papai Edson orientava e auxiliava as crianças que trouxeram garrafas( pet ou de água sanitária) juntamente com a tia Nice, a tia Rô organizava um rodízio para a utilização(brincadeira)dos brinquedos produzidos com as crianças que não haviam trazido o material.




A animação das crianças foi um estouro!
Todas ficaram satisfeitas com a atividade, principamente o Yan Gabriel, que ficou orgulhoso por seu papai ensinar aos coleguinhas o brinquedo de sua infância...

Nossa cara de felicidade com este dia tão especial!

O resultado de toda essa "brincadeira".

Ah, desistimos de fixar o saquinho de leite com prego e, por sugestão do papai Edson, fixamos com tachinhas e cobrimos com fita adesiva, assim, se soltassem não perderiam pelo chão...

As crianças levaram os brinquedos para casa, menos o Yan Gabriel e outra aluna, pois este era o dever de casa de suas famílias e nós o exporíamos na Festa da Família.

O desenho livre das crianças registrando o dia.

E foi assim que concluímos mais uma atividade gostosa na Educação Infantil com a participação da família das crianças.
Beijos sorridentes de Nice e da RÔ!

5 comentários: