sábado, 14 de agosto de 2010

NOSSA MALA PARA A ÁFRICA DO SUL


Para trabalharmos a bagagem que precisáríamos preparar para o nosso safári à Africa do sul, em junho, antes do nosso passeio, produzimos malas com caixinhas de diversas formas e tamanhos.

As crianças escolheram caixas, papéis e encaparam transformando-as em malas pequeninas. .


Foi um momento muito interessante poque as crianças foram desafiadas a adequar a posição do papel para encapar a sua caixinha, ainda tiveram que ajustar na medida correta para que a colagem não ficasse folgada.

Deu um trabalhão, mas a ordem era não desistir. Uns precisaram de orientação mais direcionada, outros ajudaram espontaneamente o colega sem fazer por ele...

Em alguns caso fazíamos de tudo para que cada um pensasse e chegasse a conclusão de como fazer sozinho...assim, vimos grandes desafios e conquistas acontecendo.

Ao final, o orgulho! A mala havia ficado pronta!

QUANTOS SOMOS ALÉM DE CONTAR!

Cada criança uma escreveu espontaneamente a palavra “mala” e o “pré-nome” em fichinhas para, em seguida, colar no cartaz (no chão) juntamente com as malas produzidas separados por Moças e Rapazes;


Um menino e uma menina registraram os numerais representando as quantidades ao lado de cada mala dentro de seu segmento. Foi interessante que os próprios colegas interferiram e fizeram as correções necessárias como espelhamento de números, ordenação, falha na contagem. Contamos os totais e somamos as quantidades; Analisamos os resultados de quantidades e comparações...





A atividade foi complementada no caderno.
As crianças recortaram uma mala de cartolina dobrando um retângulo ao meio e colocando uma alça.Depois recortaram de revista gravuras de oisas que poderiam ser postas na mala. Escreveram espontaneamente o nome de seus pertences dentro da mala.
E foi assim!

5 comentários:

  1. Mais uma vez, tal como nos habituaram, uma actividade muito interessante em que através do lúdio conseguem levar as crianças a fazer uma viagem encantada pelo domínio da escrita, da matemática e do conhecimento do meio.
    Muito obrigado por todas as partilhas que fazem connosco. Convosco eu aprendo sempre!
    Luz

    ResponderExcluir
  2. Olá Nice, Olá Rosângela.

    Bom dia,

    Estou lançando o livro infantil A Boca Mágica, do qual sou autor e ilustrador. Ele aborda o tema da saúde bucal de forma lúdica e com muito bom humor. Acho que o assunto pode ser interessante para os leitores.

    Conheça mais assistindo o vídeo "trailer" do livro:
    http://a-boca-magica.blogspot.com/2010/07/trailer-do-livro.html

    Estarei na Bienal de São Paulo no dia 22 de agosto, às 12:00h. Lá, haverá uma contação de histórias com bonecos. Também estarei à disposição para conversar com leitores e autografar exemplares. Estandes: Rua N, 42 e Rua O, 43.

    Um abraço.

    Ailton

    ResponderExcluir
  3. ola! amei aki.
    Nossa visite o nosso é simples demais.

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. olá td bem professora nice adorei seu projeto parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Gente!
    Que coisa boa receber os comentários de vocês!
    Continuem nos visitando!
    Beijoquinhas de Nice e da Rô

    ResponderExcluir