quinta-feira, 1 de julho de 2010

MÁSCARA AFRICANA


Em 02 de junho usamos a Revista África do Professor Sassá para trabalharmos este elemento africano.
Lemos a reportagem na revista, observamos e identificamos as formas geométricas que foram utilizadas para confeccionar a máscara ilustrada.
Depois, agrupamos as crianças em rodinhas e distribuímos papéis de tamanhos e cores diversas.

As crianças recebiam os papéis um de dcada vez e recortavam o elemento que precisaríamos. Por exemplo:
-Que cor é este papel?(verde)
-Que forma podemos recortar para fazer o "nariz" da máscara?(triângulo)
Então, cada criança planejava e executava o recorte da forma idealizada.
Assim, foi possível trabalhar as formas, a autonomia para o planejamento e execução individual de cada recorte de forma geométrica, além de tamanhos para cada parte da forma( a boca da máscara é identica á boca dos negros africanos, por isso é tão grande)...
Esta atividade possibilitou ainda o diagnóstico de crianças com dificuldades em recortar, identificar cores, formas, agir com autonomia, organização das figuras-formas no espaço retangular da máscara.




Neste dia o Quantos Somos também foi relizado com o enfoque nas formas geométricas( postagem já realizada).
As crianças ficaram orgulhosas do resultado de suas obras e nós também!
Mil beijocas de formas gigantes!
NICE e RÔ!

Um comentário: