domingo, 6 de junho de 2010

QUANTOS SOMOS - FORMAS GEOMÉTRICAS I

Pessoas lindas que nos acompanham, perdoe-nos a nossa ausência momentânea...mas é que o nosso projeto está sendo tão gratificante pelas aprendizagens significativas e pelos bons momentos que está no proporcionando que tem tomado todos os nossos dias...hehe
Esta atividade, por exemplo, foi relizada no dia em que confeccionamos a MÁSCARA AFRICANA(postaremos depois) com formas geométricas. Em sala, estruturamos o QUANTO SOMOS dentro do mesmo tema, aproveitando os conceitos que foram explorados na confeccção da máscara.
Aconteceu de duas maneiras em nossas duas turmas. Vamos ver de pertinho hoje como foi na turma da tia Rô.
1-PREPARAÇÃO
Ainda no pátio, em rodinha, deitados no chão, as crianças foram convidadas a se imaginar como uma forma geométrica: "de olhos fechados, imaginem: se você fosse uma das formas geométricas que vimos hoje, qual gostaria de ser, um triãngulo, um circulo, um retângulo ou um quadrado?"
2-EXPLORAÇÃO

Em sala, foi apresentado o quadro acima, exploramos as formas brancas e a pergunta foi repetida: " e agora, qual dessas formas você gostaria de ser? Imaginem e façam segredo, só olhem bem pra forma que você quer ser"...(isso para evitar repetições comuns nessa idade por imitação e não por escoha pessoal)

3-EXECUÇÃO

Pequenos pedacinhos retangulares de papéis fantasias coloridos foram passados em cada grupinho e, para cada uma das crianças foi perguntado: "qual cor você quer ser?" A criança dizia a cor e pegava o papel. (uma maneira de confirmar se tinham domínio dos nomes das cores)

4-RECORTE
Cada criança recortou a forma que imaginou ser anteriormente e escreveu dentro dela as iniciais do pré-nome;
5-COLAGEM
As crianças foram chamadas uma de cada vez, seguindo a ordem dos grupinhos da sala.
Para colar a forma no lugar correto exploramos: forma, cor e posição adequada no quadro.
-Que forma você recortou?
-Então vamos por debaixo de qual forma branca? (a criança apontava com dedo dizendo o nome)
-Em que linha vamos colar? Essa? Essa? (íamos seguindo as linhas até alcançar a cor desejada)
6-CONTAGEM
-Vamos contar quantos TRIÃNGULOS foram recortados? ( e assim com todas as formas)
-Vamos contar quantas vezes a cor AMARELA foi escolhida? ( e as outras)
-Agora vamos contar quantas FORMAS GEOMÉTRICAS tem no quadro?
-Como vamos saber quantas CRIANÇAS tem na sala?
-Vamos contar todas as formas...e todas as crianças?
..................
Foi lindo!

Beijos de NICE e da RÔ

2 comentários:

  1. Amigas
    Fico muito feliz por saber que estão trabalhando a pleno gás. É muito bom quando é assim, quando se trabalha e se vêem os frutos, quando se trabalha e se sente verdadeiramente prazer com aquilo que se faz. E aí trabalha-se a sério e com qualidade.
    Aqui o ano escolar está práticamente no fim. Faltam apenas três semanas, e estão cheíinhas de actividades que prometem trazer muita azáfama e alegria. Depois recomeçamos no início de Setembro. Nessa altura não querem começar um intercâmbio escolar connosco?
    Acho que as crianças Portuguesas iam adorar, pois já vos vão conhecendo do blogue.
    Um abraço e continuação de excelente trabalho
    Luz e amigos de Valejas

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria de saber onome do traço geometricos da bandeira da africa do sul

    ResponderExcluir