sexta-feira, 25 de junho de 2010

CAPOEIRA...


No dia 31 de maio, recebemos em nossa escola o Professor Pau Pereira juntamente com o Projeto ABCerrado que atenderam ao nosso convite para ilustrar o tema de nosso projeto sobre a África com enfoque na cultura e danças africanas.

As crianças e adolescentes do projeto do Professor Pau Pereira mostraram um pouco das danças de capoeira....

...dos instrumentos...


O Professor Pau Pereira interagiu com as crianças de nossa escola, demonstrando e ensinando melodias e movimentos típicos da Capoeira...







Várias cantigas foram cantadas para as crianças que tiveram a oportunidade de participar cantando com o grupo oreintadas pelo professor.

Meninos e meninas se divertiram e até hoje tentam imitar os passos vistos no dia da visita...

As meninas foram convidadas a dançarem om suas professoras ao som dos intrumentos...hummm...uma delícia, saiu quase um sambinha perfeitinho! Hehehe...


No fianl das contas a gente tem dúvida de quem realmente estava se divertindo, as meninas ou as crianças que habitam em nós, professoras...


O grupo se despediu com fotos.
Depois, nossas duas turmas ficaram na quadra para lanchar e dançar mais Capoeira, teve muitas estrelinhas e maculelês, até nós, tia Nice e tia Rô fizemos nossas artes, uma maravilha!
Em SALA, no dia seguinte, registramos a visita com o QUANTOS SOMOS.
1-Entregamos para as crianças um retângulo de TNT branco para que recortassem uma calça comprida;
2-Na turma da tia Nice, as crianças colaram e completaram desenhando os corpos nas calças com canetinha sobre o papel pardo;



3- Na turma da tia Rô, as crianças recortaram calças um pouquinho maiores e colaram no papel pardo juntamente com seus nomes em fichas brancas escritos também por eles...

4-Em ambos os casos, contamos as calças(meninos e meninas, os capoeiristas e relacionamos com a quantidade de crianças presentes:
-Quantas calças de meninos?
-Quantas calças de meninas?
-Onde tem mais? Por que?
-Como vamos saber a quantidade de crianças na sala hoje?
Etc
No CADERNO, estruturamos assim:
1-Cada criança recebeu 3 retângulos para recortar e colar no papel pardo do caderno 3 calças de papel ofício;
2-As calças deveriam ser coladas em posições diferentes e depois completadas com os desenhos dos corpos;




Mais uma atividade que pra gente foi rica em cada detalhe e tão significativa que ainda estamos "capoeirando" em nossas danças por aí.
Mil beijos de NICE e da RÔ!

5 comentários:

  1. Olá meu nome ´Rosineide sou professora de arte e achei muito interessante seu blog é fuxicosal.blogspot.com./ visite meu orkut tb rosi saldanha para trocarmos experiências bj e muuito sucesso e parabéns pelo trabalho de vcs.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe pelo erro esse endereço fuxicosal é do meu blog.bj

    ResponderExcluir
  3. OLÁ EU SOU A PROFª NÉLDI E ADOREI OTRABALHO DE VCS!!! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho!Estou começando a desenvolver um trabalho de capoeira cm crianças se souber de algumas dicas, estou aberto para receber!oprofissional24@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho!Estou começando a desenvolver um trabalho de capoeira cm crianças se souber de algumas dicas, estou aberto para receber!oprofissional24@gmail.com

    ResponderExcluir