terça-feira, 8 de junho de 2010

BONECAS AFRICANAS - QUANTOS SOMOS


Para contextualizar o tema do nosso projeto AFRICA, AQUI VAMOS NÓS: um safari rumo à Copa do Mundo 2010, trabalhamos o livro A BONEQUINHA PRETA de Alaide Lisboa.

1-LEITURA: Para começar a tia Nice orientou a leitura coletiva do nome do livro para que descobrissem o tema da história. Lemos sons e depois as palavras foram analisadas para interpretar o título e fazer suposições sobre a história.

-Realizamos a análise das gravuras...

-Enquanto a tia Nice narrava com voz suave a história, a tia Rô ia dramatizando(sentadinha ao lado da tia Nice) as cenas da história com bonequinha e fantoches.

2-A TÉCNICA DA CONTAÇÃO: a tia Nice narrava a história dizendo inclusive as falas das personagens e a tia Rô repetia cada fala utilizando um tom de voz mais estridente para a dona da menininha e um tom bem delicado e inocente para a sapeca Bonequinha Preta.

3-REAÇÕES: as crianças sorriram muito durante a história. como já sabiam o que ia ser dito pelos fantoches, ficavam ansiosos por ver como "eles" falariam as falas que a tia Nice acabava de dizer...e assim viviam duas experiências simultâneas, duas emoções e quasem rolavam de tanto rir ou de assustar, uma delícia!



4- A SURPRESA
Quando a história terminou e interpretamos oralmente os fatos, voltamos o tema para a África, para os brinquedos africanos.
Em tom de surpresa anunciamos que encontramos um brinquedo numa revista, a qual mostramos:

5-LETRAMENTO
Foleamos a revista, procurando e conversando sobre o que já sabemos dos africanos até encontrar as tais bonequinhas.
Lemos a reportagem para que percebessem que as informações que precisamos podem ser encontradas em revistas...

6-A RECEITA
Seguimos o passo a passo da revista e confeccionamos as bonecas na frente deles:" Nossa, viram como foi fácil? Ah, vocês também conseguem, vamos todos fazer uma bonequinha dessa?"

As crianças observaram atentas e desejaram fazer a boneca...

7- OS MATERIAIS
Organizamos as crianças em um grande círculo e começamos a orientar como fazer os "nós" da cabeça e dos pés da boneca.
8-AS DIFICULDADES
-Algumas crianças conseguiram com facilidade, outras precisaram de mais oreintações. Então, dividimos assim, selecionamos as crianças que tinham conseguido realizar e formamos grupinhos nos quais elas foram as monitoras que ajudariam as crianças que ainda não tinham compreendido.
-Depois, formamos um grupo que precisava de mais orientação em torno da tia Nice, enquanto a tia Rô oreintava aqueles que iam conseguindo passar da primeira fase como proceder para a fase seguinte: os braços da boneca e as mãos.

9-SUPERAÇÕES E EMOÇÕES
-Algumas crianças ficaram um pouco "apavoradas" quando perceberam que ainda não sabiam dar nós, no entanto, ficaram "orgulhosas" quando venceram esse desafio.
-Percebemos também algumas mais resistentes, inseguras, que precisaram de mais orientações dos colegas e das professoras, mas o incentivo foi um trunfo motivador...nesses casos, até nossos corações sorriam quando constatávamos a conquista desses pequeninos... foi mágico!

10- VESTIMENTA
Em sala, cada criança escolheu o tecido que queria para fazer a túnica da sua boneca e ainda mais dois nós, na cintura e na cabeça.

11-NOMES
Em uma fichinha, cada um escreveu o seu nome com pincel atômico.

12-ESCRITA COLETIVA
Estávamos sentados em um grande grupo(todas as mesas juntas e todas as crianças ao redor".
--O nome da história foi escrito pela professora após o ditado de letra por letra das crianças.
"Que letra vamos usar? que letra tem esse som? tem alguma letra antes do "E" que vocês falaram pra ficar "NE"? E agora, qual o próximo som? Parece com o som do nome de quem?E qual letra vamos usar?
--O nome da atividade: BONECAS DA ÁFRICA foi escrito pelas crianças através de ditado coletivo e com as mesmas análises acima. Todos participaram, no caso das crianças que não perceberam o som, quando souberam o nome da letra seguinte relacionaram ao próprio nome foi ela quem escreveu.

13-QUANTOS SOMOS?
-Colamos todas as bonecas produzidas num papel pardo.
-Contamos todas as bonecas e registramos os numerais ao lado de cada uma enquanto contávamos.
-"O que tem mais: bonecas ou pessoas na sala?"
-"O que tem mais: bonecas ou crianças na sala?"


Prontinho! No fim de tudo ficou assim, essa belezura ai...nós amamos e esperamos que vocês também tenham gostado!
Beijocas sabor de DESCOBERTA de NICE e da RÔ!

11 comentários:

  1. O máximo esta vossa actividade! Adorei! E as benequinhas ficaram o máximo. Acho que no próximo anos vou experimentar!
    Adorei
    Luz

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta atividade da confecção das bonecas preta, gostaria de saber se tem como vc me enviar passo a passo de como fazer...meu email é samonaneves@hotmail.com.
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. oie!!! meu nome e celma. gostaria tanto de saber passo a passo como fazer essa boneca. preciso urgente fazer algo para a mostra cultural e nao tenho muito tempo. vou agradecer demais!!!! meu email e celmavilasboas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Meninas,
    vamos tentar postar a explicação do modo de fazer e assim que pudermos postamos as fotos ensinando o passo a passo detalhadamente, ok?
    Beijocas de Nice e da RÔ

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA!!!
    EU PRECISARIA PARA SEMANA QUE VEM, POIS GOSTARIA DE FAZER NA AULA DE ARTES....OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  6. Algustineia, veja se a nova postagem feita em outubro esclarece um pouco mais para você.
    Beijocas de Nice e da Rô!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Adorei seu trabalho, estou trabalhando esse tema com meus alunos e iremos expor na Feira Cultural, teria como você me passar o passo a passo de como fazer a bonequinha?
    Obrigada!
    Meu e-mail é: acacia_duarte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Acácia,
    a gente já fez uma nova postagem sobre o assunto no mês de outubro. Esperamos que possa ajudá-la. Beijocas

    ResponderExcluir
  9. nossa isso é muito legal mesmo eu num só negra

    ResponderExcluir