sexta-feira, 28 de maio de 2010

TAMPINHAS PLÁSTICAS


Que trabalhar com tampinhas na Educação Infantil é uma forma dinâmica de desenvolver várias atividades, mas a maior dificuldade dos professores é juntá-las pois é preciso ter, no mínimo um pote com 10 tampinhas para cada criança, ou mais.
A tia Nice deu a idéia: "Faz uma gincana!"
Aí, na turma da tia Rô, foi feito assim:
1-A PROPOSTA
Foi apresentada a proposta para as crianças: "Precisamos encher este pote com tampinhas coloridas pra gente "brincar" aqui na sala. Então, vamos dividir a turma em duas equipes: meninos e meninas, e vamos ver qual grupo irá trazer mais tampinhas."
Não foi citado nenhuma premiação, apenas mostrei como deveriam ser as tampinhas: de refri ou suco, de plástico e bem limpinhas.
2-O PRIMEIRO DIA
No dia seguinte, as meninas trouxeram 35 tampinhas: 23+7+3.
Para contá-las, fui chamando em cada grupo, as meninas que tinham trazidos as tampinhas, uma menina de cada vez.
-Mostrava a tampinha uma por uma e contava depositando sobre uma mesa em que todos visualizavam a contagem;
-Desenhava no papel pardo, no lado das meninas, a QUANTIDADE de tampinhas que contamos;
-Escrevia dentro de cada tampinha, a quantidade na sequência numérica registrada;
-A cada nova menina, contamos a quantidade trazida anterormente e depois somamos com as novas tampinhas oralmente: tinhamos 23 tampinhas, com mais 7 que a "X" trouxe agora, vamos ficar com quantas tampinhas?" Vamos contar então( 1, 2, 3...23, com mais uma, 24, com mais uma, 25...até 30.
-Nova menina e o processo de soma foi repetido de novo.
Neste dia os meninos trouxeram somente 1 tampinha.
No cantinho superior anotei as 3 que eu já tinha em sala, como minhas.
Juntamos todas as tampinhas trazidas, contamos oralmente enquanto eram depositadas dentro do pote que pretendemos encher( um pote semelhante ao de doces, mas agora o estou achado pequeno demais, hehe).
3- O SEGUNDO DIA
No segundo dia tivemos uma surpresa: os meninos trouxeram( um só trouxe) 73 tampinhas!
Note que quando mais crianças trazem, mudo a cor do pincel, para intensificar a ideia de soma das tampinhas trazidas por coleguinhas diferentes.
Contamos sobre uma das mesinhas na qual todos visualizavam bem, depois agrupamos em grupinhos de 10 tampinhas e contamos quantos grupinhos foram formados:7... No quadro foi registrado esse número, mais o número 3 representando as três que não formaram um grupo com 10 tampinhas.
Depois do processo de desenho das quantidades e registro dos numerais dentro dos círculos que representam as tampinhas alguns questionaram que tinha mais nos deesenhos que na mesa, e levei-os a observar que já havia uma tampinha do dia anterior no quadro, que tinha esse número porque nós juntamos 1 de ontem + 73 de hoje...
Foi só o segundo dia, mas eles estão muito animados e a coleta está sendo muito valiosa pois estou podendo realizar interfer~encias e reflexões lógico-matemáticas muito importantes...
Humm e como trabalhar mais com TAMPINHAS?
Aguardem as sugestões em outra postagem!
Beijoooos!

2 comentários:

  1. Olá amigas
    Está tudo bem convosco? Já não vos vejo há uns dias e portanto estou a começar a ficar um bocadinho preocupada... Muito trabalho?
    Por aqui também e esta recta final está u bocadinho difícil. Já estamos todos muito cansados, mas também muito animados...
    espero que esteja tudo bem .
    Um abraço
    Luz

    ResponderExcluir