quinta-feira, 6 de maio de 2010

QUANTOS SOMOS COM AUTORRETRATOS


O QUANTO SOMOS é um dos momentos mais importantes da rotina da Educação Infantil e, quando realizada de forma prazerosa se torna muito significativa.

Essa atividade foi realizada na Semana do índio, mas pode ser adaptada para outros momentos.
1-Conversamos sobre os índios, como vivem, seus costumes.
2-Trabalhamos a música "1, 2, 3 INDIOZINHOS" e em seguida comparamos a quantidade de indiozinhos com a quantidade de crianças que havia em nossa sala neste dia: "Onde tem mais crianças, no barco ou em nossa sala?" "Quantas crianças faltam no bote para ficar com a mesma quantidade de crianças de nossa sala?" "Será que no bote da música também tinha meninas? Quantas?"

3-Cada criança recebeu um retângulo para fazer o seu AUTORRETRATO, o recortou e colou em um grande barco que foi levado pronto para sala. Trabalhamos forma, cor, tamanho do papel e pedimos que desenhasse usando todo o espaço do retângulo para evitar desenhos muito pequenos.

4-Contamos novamente a quantidade e comparamos no nosso barco com o bote dos indiozinhos.
5- Cada criança escreveu as iniciais do seu nome com canetinha no grande bote.

6-Enquanto cantávamos a música, cada um teve a oportunidade de pegar no barco, movimentá-lo simulando os fatos descritos na música.
Quando o barco ficou pronto as crianças ficaram tão satisfeitas e entusiasmadas com o resultado que surgiram até outros questionamentos enriqueceu ainda mais a atividade e todos nos divertimos pra valer!
Beijocas

Um comentário: