sábado, 22 de maio de 2010

O CABELO DE LELÊ


Para nos prepararmos ainda mais para conhecer as pessoas africanas e as diferenças existentes entre as características físicas das pessoas, identificar a própria cor, tipo de cabelo, nós trabalhamos a deliciosa história O CABELO DE LELÊ de Valéria Belém.

Contamos a história na Sala de Leitura. Enquanto a tia RÔ lia, a tia NICE interpretava as cenas dançando, gesticulando e usando uma pequenina bonequinha preta de pano.

Em sala, após nova interpretação oral, cada criança recebeu um papel de seda rococó para recortar e criar o rostinho de Lelê.

Depois, utilizaram um retângulo de papel fantasia verde para recortarem a roupa.

Com lápis de cor, desenharam os braços e perna da menina.


Neste mês foi a vez da turma da tia RÔ apresentar na HORA ALEGRE( momento semelhante à Hora Cívica). Aproveitamos o trabalho com esta história e realizamos a dramatização dela como em uma ginástica historiada na qual a professora lia as frases da história e as crianças interpretaram gesticulando, movimentando seus corpinhos e repetindo cada frase de acordo com o ritmo, tom de voz utilizado pela professora.

Como fantasias, a turma utilizou peruquinhas feitas com malhas e rococós de balas branco para os meninos e preto para as meninas.

No rostinho foram pontilhados alguns pontinhos com a intenção de simbolizar as pinturas africanas que são feitas em dias de festas tribais.A apresentação da história O CABELO DE LELÊ foi finalizada com uma coreografia da música interpretada por Chico Cezar, ALMA NÃO TEM COR.
Achamos que foi um trabalho rico, eles compreenderam as mensagens da história e da música e se divertiram muito durante a apresentação.
Mil beijoquinhas multicor!

3 comentários:

  1. Estão o máximo, as vossas Lelê. E eles parecem estar mesmo divertidos.
    Gostei muito
    Luz

    ResponderExcluir
  2. Adoro esta historia e adorei as atividades! beijos

    ResponderExcluir