sábado, 24 de abril de 2010

BRASÍLIA, 50 ANOS!

Para comemorar e trabalhar com as crianças os 50 anos de Brasília, nós utilizamos vários recursos. A intenção era promover o letramento ao mostrar para as crianças de onde podemos tirar informações preciosas sobre o que queremos saber.
Reunimos as crianças no Laboratório para contar a história da construção de Brasília utilizando informações e imagens, bem como leituras da Revista Veja Especial Brasília 50 Anos. Dela mostramos fotografias de JK, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer( o qual quisemos enfatizar).

Do livro BRASÍLIA, DE CERRADO À CAPITAL DA REPÚBLICA mostramos imagens importantes dos monumentos.



Do livro FLOR DO CERRADO: BRASÍLIA, mostramos como podemos imprimir nossas lembranças num livro( fotografias da protagonista pequena em Brasília) e imagens dos monumentos


E por fim, uma história adaptando todas estas informações( criada por RÔ) de forma resumida e ilustrações significativas de revistas e internet para melhor compreensão das crianças.


.desenhos de Oscar Niemeyer .

Após a história e conversas informais, as crianças visualizaram o CONGRESSO NACIONAL e reproduziram com seus corpinhos coletivamente a estrutura física do monumento.

O mesmo para a estrutura da CATEDRAL.


Após esse momento, em grupinhos, as crianças montaram uma mini-maquete do Congresso Nacional utilizando cartolina e caixa de papelão de maçã.

Com a cartolina foram recortados dois dois retângulos grandes e um pequeno que as crianças dobraram sob orientação e colaram numa base retangular de cartolina.


Depois recortaram duas "bacias" da caixa de maçã e colaram ao lado do "H" de cartolina já colado, uma bacia para cima e outra para baixo.

Em sala toda a estrutura foi pintada com tinta guache branca, a cor dos monumentos de Brasília.

Ainda auxiliaram oralmente a escrever coletivamente no quadro o nome CONGRESSO NACIONAL que depois transcreveram com pincéis e canetinhas na base da pequena maquete.


Beijocas

de NICE e da RÔ.

Um comentário: