segunda-feira, 22 de março de 2010

ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - NOME DA ESCOLA

COMO TRABALHAR O NOME DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-FASE 1- CONHECENDO O NOME DA ESCOLA
A primeira forma em que trabalhamos é escrever por extenso todo o nome da escola no quadro com pincel(nosso quadro é branco). Enquanto as crianças ditam, a gente vai escrevendo e realizando as interferâncias: qual é a primeira palavra do nome da escola? com que letra será que começa? que som dai da minha boca quando começo a falar esta palavra? é o mesmo som do nome de qual coleguinha da sala? será que é a mesma letra? etc
Mesmo que as crianças não tenham noção, não estejam no nível adequado para saber começarão a refletir.
Depois de escrito o nome, contar quantas palavras tem o nome todo, visualizar as letras iniciais, finais, comparar quantidades.
Esse trabalho não é feito todo de uma vez, vai-se aumentando as análises conforme as respostas da turma, conforme vão compreendendo o que está sendo feito.

-FASE 2- DIVIDINDO O NOME EM PALAVRAS
-Levar o nome da escola dentro de uma "Preguicinha" e explorá-lo com a turma.
-Dividir a grande ficha ao analisar onde começa e onde termina cada palavra. Dividir a ficha(recortando) em palavras.
-Montar "coletivamente" o nome da escola colocando as palavras na sequencia correta.
As crianças precisam participar desta fase. Desafie-as: qual destas é a primeira palavra do nome da escola? por que? etc


-FASE 3-AS CRIANÇAS MONTAM O NOME COM AJUDA DO PROFESSOR
-Espalhamos as palavras pela sala e coletivamente vamos montar o nome da escola:
qual é a primeira palavra? quem será que está com ela? será que é a que está com fulano? vamos ver?

-FASE 4- OS GRUPOS MONTAM SOZINHOS
-As palavras são distribuídas dentro de um mesmo grupo. Em nosso caso, temos 5 grupos de 4 crianças na sala, um irá montar o nome da escola em cada dia da semana. Eles mesmo dividem as palavras entre si.
-Colocamos uma cadeira e o grupo do dia(1, por exemplo) vai até o "mini quadro de pregas" que fica na parte superior do quadro e monta sem nenhuma interferência o nome da escola.
-Após a montagem livre analisamos coletivamente se todas as palavras foram colocadas na ordem correta: qual é a primeira palavra? começa com a letra do nome de quem? esta palavra aqui está no lugar certo?

DICAS IMPORTANTES
-Ficamos em cada fase o tempo suficiente para que todos participem e que a maioria compreenda o processo que está sendo desenvolvido. Pode durar semanas ou até um mês dependendo do nível da turma. Por exemplo, a fase 4 pode ser repetida pelo menos umas 3 vezes até que todos de um mesmo grupo compreendam e tenham autonomia para passar para a fase seguinte;
-As palavras podem ser analisadas em quantidades de letras e quantas vezes precisamos abrir a boca para pronunciá-las;
-Quando contar o número de palavras e/ou letras das palavras é importante registrar escrevendo o numeral abaixo da palavra ou letra;
-Ainda iremos postar as demais fases: sílabas, letras, em grupo e individualmente.
Beijos
e bom trabalho!
Nice e Rô

Um comentário: